19 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Educação

O Enem vai ser cancelado? Polícia investiga vazamento ilegal da prova

Segundo a PF, há indícios de divulgação do tema da redação do caderno rosa, ainda durante a realização do exame

Provas do Enem acontecerão nos dias 3 e 10 de novembro (Foto: Reprodução)

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24), uma operação para apurar o vazamento das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano passado. Segundo o órgão, há indícios de divulgação ilícita nas redes sociais do tema da redação do caderno rosa no exame em 2023, ainda durante a realização da prova.

Após as investigações, a PF identificou que o suspeito de arquitetar o esquema vive em Sobral (CE). Cerca de 15 policiais federais atuaram na operação e estão cumprindo dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos de participação no vazamento.

De acordo com a apuração, se for comprovado o vazamento, o investigado pode responder pelo crime de fraude em processo seletivo de interesse público. Se condenado, pode pegar até oito anos de prisão.

LEIA TAMBÉM

Onde consultar a nota de corte do Sisu 2024?

Quem pode se inscrever no Sisu?

O Enem pode ser cancelado?

O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou o risco de cancelamento. Dessa forma, os estudantes que realizaram o teste no ano passado poderão disputar vagas e concorrer a bolsas ofertadas em instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

- Publicidade -

No dia 5 de novembro de 2023, primeiro dia do exame, antes do horário permitido para que os estudantes deixem os locais de prova com o caderno de questões, às 18h30, imagens da prova já circulavam em grupos de Whatsapp. No mesmo dia, houve também um caso de suposto vazamento da página da redação e dos textos de motivação.

LEIA MAIS

Prouni oferece mais de 402 mil bolsas em universidades

- Publicidade -
plugins premium WordPress