Se você já acompanhou alguma luta de judô, com certeza já reparou nas faixas que ficam nas cinturas dos judocas. Assim como em outras artes marciais, o adereço leva uma cor que simboliza o nível da graduação do atleta. As faixas são divididas em dois grupos: Kyu, que significa a fase iniciante, e Dan, que são os mais experientes.
No Brasil, o judô possui 10 faixas no total, sendo as cores branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, rosa, marrom, preta e coral (vermelha e branca).
Em 1883, o Sensei Jugoro Kano fez a primeira divisão em seus alunos, dividindo em Mudansha (não graduados) e Yodansha (graduados). O Mudansha tem sua graduação dividida em Kyus, que são os níveis de habilidade, e o yodansha tem a sua graduação dividida em Dans (graus).
Após a graduação, é exigido um tempo de carência para realizar o exame da próxima faixa. O professor deve decidir o tempo de cada estudante, de preferência respeitando o tempo mínimo em cada etapa da vida esportiva do atleta.
VEJA TAMBÉM:
Saiba qual a melhor idade para começar a praticar judô
Conheça a história do Judô e como ele chegou no Brasil
A contagem das faixas é feita na ordem decrescente.
CONFIRA A ORDEM DAS FAIXAS
Faixa Branca Zero Kyu
Faixa Cinza 7º Kyu
Faixa Azul 6º Kyu
Faixa Amarela 5º Kyu
Faixa Laranja 4 º Kyu
Faixa Verde 3º Kyu
Faixa Rosa 2º Kyu
Faixa Marrom 1º Kyu
Após a conquista da faixa marrom, acontece a graduação do atleta, ganhando a faixa preta e o primeiro grau. A ordem da graduação em Dans acontece assim:
Faixa Preta 1º Dan
Faixa Preta 2º Dan
Faixa Preta 3º Dan
Faixa Preta 4º Dan
Faixa Preta 5º Dan
Faixa Coral 6º Dan
Faixa Coral 7º Dan
Faixa Coral 8º Dan
Faixa Vermelha 9º Dan
Faixa Vermelha 10º Dan