2 de junho de 2024
- Publicidade -
Copa do Mundo

Árbitro brasileiro estreia sem polêmicas na Copa do Mundo

Raphael Claus apitou a vitória da Inglaterra sobre o Irã, pela abertura do Grupo B

 

O árbitro de futebol brasileiro Raphael Claus, que apitou nesta segunda-feira (21) a partida entre a Inglaterra e o Irã na Copa do Mundo, teve uma estreia tranquila, sem polêmicas. O time inglês venceu a partida por 6 a 2, na abertura do Grupo B. Claus já tinha uma bomba em mãos antes mesmo do apito inicial.  O capitão da Inglaterra, Harry Kane, pretendia entrar em campo com uma braçadeira em apoio à comunidade LGBTQIA+, criminalizada no Catar.  

Nesta segunda-feira, federações europeias que pretendiam fazer a ação, anunciaram que desistiram do uso do adereço, depois que a Fifa ameaçou punir com cartão amarelo o jogador que entrasse em campo com a mensagem política. Como protesto, os jogadores ingleses ficaram ajoelhados ao redor da braçadeira “One Love”.  (Saiba mais sobre a polêmica com o adereço clicando aqui)

 

 

LEIA MAIS 

Sem indicar equipe da estreia, seleção brasileira faz primeiro treino no Catar

Copa do Mundo: Confira os jogos desta segunda-feira

- Publicidade -

  

Na partida, Claus, que é natural de Santa Bárbara d´Oeste, na região de Campinas, teve apenas um lance polêmico: o pênalti de Stones (Inglaterra) sobre Pouraliganji (Irã). O árbitro brasileiro consultou a arbitragem de vídeo e deu a penalidade, que resultou no segundo gol dos iranianos. 

Vale ressaltar que a arbitragem brasileira tem sete representantes na Copa do Mundo. Além dos dois árbitros principais, Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio, são cinco assistentes: Bruno Pires, Bruno Boschilia, Danilo Manis, Rodrigo Figueiredo e Neuza Inês Back. Recorde histórico do país em uma Copa do Mundo. As indicações também fazem do Brasil, ao lado da Argentina, a nação com o maior número de representantes no torneio. 

- Publicidade -

CLAUS E SANTA BÁRBARA D´OESTE

Em 2017, Raphael Claus foi homenageado pela Câmara de Santa Bárbara D´Oeste. Segundo o Legislativo da cudade, é o caçula entre dois filhos do casal Antônio Carlos Claus e Maria de Lurdes Bonvechio Claus. Ele nasceu aos 6 de setembro de 1979 em Santa Bárbara. Na família, o pai e irmão foram atletas profissionais. O próprio árbitro Raphael Claus foi jogador de futebol até os 20 anos. 

Raphael foi árbitro em várias partidas das divisões menores do futebol paulista, sendo que a primeira partida na principal divisão do Campeonato Paulista ocorreu no dia 20 de janeiro de 2010. O primeiro trabalho em uma partida de final de competição aconteceu em abril de 2014, na decisão do Campeonato Paulista entre Santos e Ituano. 

Em de maio de 2014, a Comissão Nacional de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) credenciou Claus a aspirante do quadro de arbitragem da FIFA. Em outubro do mesmo ano, Raphael, ao lado de Luiz Flávio de Oliveira, foi confirmado como árbitro da entidade que administra o futebol mundial. Eles substituíram Paulo César de Oliveira e Wilson Luiz Seneme, árbitros paulistas que se aposentaram. 

LEIA TAMBÉM 

Hino “God Save the King” da Inglaterra é tocado pela primeira vez na Copa do Mundo

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress