O alemão Franz Beckenbauer, ex-jogador e ex-técnico de futebol, morreu neste domingo (7), aos 78 anos. A notícia foi comunicada pela DPA (agência de notícias da Alemanha), que informou que o falecimento do jogador ocorreu enquanto ele dormia, cercado por sua família.
Apesar da causa da morte não ter sido divulgada, o ex-jogador vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses. De acordo com o irmão de Beckenbauer, em uma entrevista ao veículo de imprensa alemão “Der Spiegel”, seu estado de saúde era bastante instável, passando por duas cirurgias cardíacas e perdendo a visão de um dos olhos.
LEIA MAIS
Zagallo: relembre relação do treinador com o número 13
Muricy lamenta ida de Dorival para a seleção brasileira
CARREIRA
Franz Beckenbauer foi considerado um dos maiores futebolistas da Alemanha, colecionando 103 jogos pela seleção alemã, marcando 14 gols e distribuindo 10 assistências em jogos oficiais.
Por clubes, Beckenbauer passou praticamente toda sua carreira no Bayern de Munique. O jogador defendeu o clube da capital por 13 anos, de 1964 a 1977, sendo uma das maiores lendas que já passaram pelo clube mais vitorioso da Alemanha.
Beckenbauer conquistou com o Bayern:
- 4 Copas da Alemanha
- 1 Recopa Europeia
- 4 Ligas alemã (Bundesliga)
- 3 UEFA Champions League
- 1 Copa Internacional.
Já pela seleção, o zagueiro conquistou uma Eurocopa e duas Copas do Mundo FIFA, uma como jogador, em 1974, e outra como treinador, em 1990, sendo, junto com Zagallo e Didier Deschamps, os únicos jogadores que conquistaram o troféu como jogador e como treinador.
Beckenbauer também teve curtas passagens, no final da carreira, pelo Cosmos, dos Estados Unidos, jogando ao lado de Pelé, e pelo Hamburgo, da Alemanha.
LEIA TAMBÉM