Nesta quarta-feira (27), o Santos confirmou a sua classificação para final do Campeonato Paulista após vencer o Bragantino por 3 a 1 na Neo Química Arena. O futebol apresentado pela equipe ao longo da campanha no estadual tem chamado a atenção pela consistência e pelo poder ofensivo.
Rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro, no ano passado, o Santos se reformulou para a disputa desta temporada. A diretoria escolheu Fábio Carille para ser o comandante. É a segunda passagem do treinador pela Vila Belmiro. Em poucos meses de trabalho, ele deu um novo DNA para a equipe.
Com jogos impositivos e placares elásticos, o torcedor santista viu a equipe mudar completamente em relação ao time que fracassou na última edição do Brasileirão.
A chegada de novos atletas, grande parte escolhidos por Carille, que participou ativamente do processo de pré-temporada e planejamento, fez com que o time chegasse a final do Campeonato Paulista.
Quais são os destaques do time do Santos?
- Fábio Carille: elevou o patamar da equipe mesmo com o baixo investimento da diretoria. O treinador encontrou um padrão de jogo, no tradicional 4-3-3, que faz o simples de forma eficiente.
- Giuliano: O jogador, que teve uma boa passagem pelo Internacional, mas não conseguiu repetir o bom futebol quando jogou no Corinthians, chegou ao Santos nesta temporada. O atleta encontrou a sua melhor forma e tem balançado as redes frequentemente, ajudando o Santos nesta campanha.
- Gil: mais um dos medalhões experientes da equipe. Ao lado do goleiro veterano João Paulo, transformou a defesa santista em um “paredão“.
- Torcida: há de se enaltecer a torcida do time da baixada. Os torcedores, que passaram pela dor do rebaixamento, têm abraçado a campanha da equipe em 2024. a torcida fez a diferença, inclusive nos jogos mandados em outros estádios como o Morumnbis e a Neo Química Arena (palco da semifinal disputada nesta quarta).
O que esperar da temporada?
O Santos espera o adversário da decisão do estadual. O outro finalista sairá do confronto entre Palmeiras e Novorizontino, que acontece nesta quinta-feira às 21h35.
Caso conquiste o estadual, o Santos colocará fim num jejum de títulos, que dura desde 2016, quando a equipe foi campeã do Campeonato Paulista.
Neste ano, o Santos disputa apenas o Campeonato Paulista e a Série B. O time ficou de fora da Copa do Brasil, pelos critérios de distribuição de vagas da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), e não se classificou para as competições continentais. Isso torna a eventual conquista do Paulistão ainda mais importante.
*Texto sob supervisão de Marcos André Andrade
LEIA MAIS
O que aconteceu com o voo para Londres com 84 alunos de São Paulo?