14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
EP Esporte

San Marino: conheça a pior seleção de futebol do mundo

Conhecido como saco de pancadas, San Marino é uma seleção europeia que tem chamado a atenção por vencer apenas um jogo oficial

 

San Marino é uma seleção de um enclave (quando há um país dentro do outro) italiano que conquistou o título de pior seleção de futebol masculino do mundo. De acordo com a Fifa, a equipe ocupa a 210° no ranking da entidade, com pífios 759,12 pontos, o que a torna a última colocada na classificação.

A seleção é membro oficial da Fifa e da Uefa desde 1988 e disputou 174 partidas oficiais. Até 2020, San Marino tinha empatado seis jogos e conquistado apenas uma vitória.

Segundo o blog One Football, a única vitória do time samarinês aconteceu em um amistoso contra Liechtenstein, em 2004. A partida terminou em 1 a 0 e, depois da conquista, o time voltou a amargar mais dez anos de derrotas consecutivas. 

  

LEIA TAMBÉM 
  
Liga das Nações: Brasil amarga 2ª derrota no campeonato 
 
Vini Jr. fecha goleada de 4 a 1 contra Guiné

 

 

- Publicidade -

Talvez o pior momento da pior seleção do planeta tenha sido entre 2008 e 2012, ocasião em que a equipe ficou vinte jogos seguidos sem balançar uma única vez a rede adversária. 

SAN MARINO É CONSIDERADO UM TIME PROFISSIONAL?

O time San Marino não é considerado uma seleção profissional de futebol. Na verdade, a equipe se enquadra como “semiprofissional”.

A seleção representa um país com pouca tradição no esporte e, por isso, nem todos os jogadores conseguem alcançar algum sucesso internacional. O último jogador que conseguiu destaque no cenário europeu foi Mirco Gennari, por ter feito 48 jogos entre 1992 e 2003.

- Publicidade -

Além dele, nomes como Massimo Bonini, ex-jogador da Juventus, Andy Selva – maior artilheiro da equipe, com 8 gols – e o goleiro Aldo Junior Simoncini marcaram a história do San Marino. 

  

LEIA MAIS 
 
Lei Seca: álcool no trânsito mata 1,2 brasileiro por hora

Compartilhe:
Anthony Teixeira
É jornalista e Analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress