Neste domingo (3), a seleção brasileira de basquete foi eliminada da Copa do Mundo em um jogo decisivo contra a Letônia, que terminou com o placar de 104 a 84. A partida ocorreu em Jacarta, na Indonésia, como parte da segunda fase do Grupo L. Com a situação do grupo embolada, este jogo era crucial, já que a equipe vencedora avançaria para as quartas de final.
Apesar de um primeiro tempo equilibrado, o Brasil enfrentou dificuldades na segunda metade do jogo, permitindo à Letônia construir rapidamente uma vantagem de 20 pontos. A vitória da Letônia, estreante na Copa do Mundo de basquete, garantiu sua passagem para as quartas de final. A segunda vaga deste grupo será decidida em outro jogo entre Espanha e Canadá ainda neste domingo. Ambas as equipes estão empatadas com três vitórias e uma derrota, e o vencedor também seguirá adiante. Em caso de vitória da Espanha, a Letônia ficará em primeiro lugar no grupo, enquanto uma vitória do Canadá colocará os americanos na liderança. Os classificados do Grupo L enfrentarão Eslovênia e Alemanha nas quartas de final.
Embora o Brasil tenha sido eliminado da Copa do Mundo, ainda há esperanças de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Duas vagas estão em jogo para as melhores seleções da América no Mundial. Para isso, o Brasil precisa torcer por derrotas do Canadá e da República Dominicana em seus jogos finais da segunda fase contra Espanha e Sérvia, respectivamente. Outra equipe na disputa pela vaga era Porto Rico, que perdeu para a Itália e terminou a Copa do Mundo atrás do Brasil.
LEIA TAMBÉM
Guarani vence a Ponte Preta em Dérbi-206
Vôlei Renata perde partida para Climed Atibaia
A PARTIDA
O jogo começou com a Letônia assumindo a liderança, mas o Brasil manteve-se próximo no placar. Yago cometeu duas faltas e foi substituído por Marcelo Huertas nas primeiras jogadas. Embora o Brasil tenha brevemente tomado a dianteira, o primeiro quarto terminou com uma vantagem de 22 a 20 para a Letônia. O equilíbrio continuou, com Lucas Dias liderando o ataque brasileiro, enquanto Grazulis era o principal pontuador da Letônia. O primeiro tempo encerrou com a Letônia à frente por três pontos.
O terceiro quarto do jogo viu a situação do Brasil se deteriorar, assim como aconteceu contra o Canadá, mas desta vez não houve recuperação. A equipe europeia conseguiu uma parcial de 36 a 21, abrindo uma vantagem de 18 pontos. Bertains liderou o ataque letão e causou problemas para a defesa brasileira. À medida que a situação se tornou mais desafiadora, o Brasil teve dificuldades em quadra na última parte da partida e diminuiu o ritmo nos quatro minutos finais.
O Brasil deixa a Copa do Mundo com três vitórias (contra Irã, Costa do Marfim e Canadá) e duas derrotas (para Espanha e Letônia). A ausência do craque Raulzinho, que sofreu uma grave lesão no joelho na primeira partida do Mundial, impactou a performance da equipe, que entrou em quadra no domingo com o quinteto titular composto por Yago, Georginho, Léo Meindl, Tim Soares e Bruno Caboclo.