A Polícia nos Estados Unidos emitiu um alerta sobre o novo recurso do iOS 17, o NameDrop, destacando a potencial ameaça à segurança de crianças e adolescentes.
O recurso, voltado para simplificar a troca de informações entre usuários de iPhones, está sendo visto como uma oportunidade para golpistas e criminosos.
O que é o NameDrop?
A Apple descreve o NameDrop como uma ferramenta que permite a transferência de dados de contato ao aproximar a parte superior de dois iPhones.
Apesar da praticidade desse cartão de visita virtual, há preocupações quanto à exposição de informações de privacidade, especialmente relacionadas a menores de idade.
Disponível em todo o mundo, inclusive no Brasil, ao atualizar para o iOS 17, o NameDrop vem ativado por padrão.
VEJA TAMBÉM
Download de Reels: veja como baixar e como desativar a função nos seus vídeos
Filtr Music: IA no WhatsApp sugere músicas por imagens
Sugestão das autoridades é desativar a função
De acordo com o portal Phone Arena, A Divisão de Polícia de Middleton está dizendo aos pais que eles devem desligar o recurso dos iPhones de seus filhos para evitar que eles repassem seu número de telefone, endereço de e-mail e nome.
Mesmo quando o NameDrop está ativado, o envio de dados requer a ação direta do dono do celular, que deve tocar em “Compartilhar” para permitir o envio das informações ao destinatário.
No entanto, os especialistas indicam que essa camada de segurança não é suficiente para proteger crianças e jovens de interações potencialmente perigosas.
Veja como funciona o NameDrop neste link. https://youtu.be/YCT5nlI6-JI
Como desativar a função NameDrop?
É possível desativar essa troca de informações nas configurações do sistema de maneira simples após a atualização do iOS 17. Veja o passo a passo.
1. Acesse “Ajustes”
2. Escolha o item “Geral”
3. Selecione “AirDrop”
4. Desabilite a opção “Aproximar dispositivos”, marcada com uma chave verde.
5. Pronto! A função NameDrop estará desativada.
VEJA MAIS