O Google está lançando uma nova ferramenta de busca que ajudará os usuários a descobrir se uma foto foi gerada por IA (Inteligência Artificial). A função “About this image” (“Sobre esta imagem”, em português) será adicionada aos resultados da busca do Google Imagens, fornecendo detalhes sobre a origem da foto em questão.
Ao utilizar a função, os usuários terão acesso a uma busca reversa, com informações detalhadas sobre a imagem, como a data em que ela foi indexada pela primeira vez e outros sites nos quais ela pode ser encontrada. Embora o Google não forneça informações precisas sobre quem criou a imagem, a ferramenta ajudará os usuários a determinarem se a foto é autêntica ou não.
Por exemplo, seria possível com o recurso “About this image” permitir aos usuários descobrir que a origem das fotos polêmicas do Papa Francisco com roupa de grife e Donald Trump resistindo à prisão, viralizadas há algumas semanas, na verdade, eram do site Midjourney.
VEJA TAMBÉM
NFT promete mudar o mercado musical global; entenda
YouTube vai proibir bloqueador de anúncios
Em um comunicado oficial da big tech, Cory Dunton, gerente de produto de pesquisa da empresa, diz: “Cumprindo nosso objetivo de fornecer informações básicas sobre uma imagem, permitiremos que as pessoas avaliem sua confiabilidade ou optem por investigar mais a fundo”.
Inicialmente, o novo recurso estará disponível exclusivamente nos Estados Unidos, para pesquisas em inglês. O Google não divulgou quando estará disponível nas outras regiões.
Como funciona a ferramenta
De acordo com as informações do Google, todas as imagens da empresa geradas por IA serão identificadas com a frase ‘Imagem automarcada como gerada por IA’.
Para as outras imagens, o usuário pode fazer a checagem se a foto foi criada com ajuda de inteligência artificial ou não utilizando ferramenta “Sobre essa Imagem”.
Para verificar: pesquise por qualquer imagem no buscador; ao escolher uma imagem dos resultados, clique na opção três pontinhos no canto superior direito da foto; escolha o item “Sobre essa Imagem”; e o Google apresentará as informações da foto.
Dentre as informações, é possível saber quando a imagem foi indexada pela primeira vez na plataforma, onde pode ter aparecido pela primeira vez, se é real ou gerada por IA, qual site a imagem obteve maior número de visualizações.
Dessa forma, os usuários serão capazes de identificar a origem e a autenticidade da imagem, obtendo informações mais detalhadas para determinar se o que estão vendo é confiável e verídico.
LEIA MAIS