Fidelizar clientes é um desafio compartilhado entre empresas. Garantir uma receita fixa, principalmente para o setor de serviços não é uma tarefa fácil. E por isso, ter métodos que auxiliem na retenção de capital de giro se faz muito necessário. Um grande aliado nesses casos é o pagamento recorrente, método que envolve uma cobrança pré-agendada na qual o valor é cobrado automaticamente do cartão de crédito ou do débito, em conta do consumidor em intervalos regulares como mensal, trimestral ou anual.
Muito comum em serviços de uso mais constante, como serviços de streaming, mensalidade de academias ou escolas, por exemplo, a cobrança com recorrência garante o recebimento dos valores em contrato sem atrasos. Além disso, a modalidade permite ao comprador mais praticidade e comodidade.
Clubes de assinatura são bons exemplos de pagamento recorrente
Os chamados clubes de assinatura asseguram a entrega de produtos personalizados aos consumidores mensalmente com cobrança automática. De acordo com dados de uma pesquisa da Vindi, em parceria com a Opinion Box, 39% dos clientes mantiveram o consumo de assinaturas no pós-pandemia. Além disso, 51% dos entrevistados consideram que seus gastos com assinatura se mantiveram os mesmos em relação aos 12 meses anteriores, enquanto 32% apontam que estão maiores, o que nos mostra como a comodidade de receber os produtos ou serviços de onde estiver sem preocupação é um chamariz para o consumidor.
Outra pesquisa, desta vez conduzida pela Betalabs com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mostra que os clubes de assinatura já movimentam cerca de R$ 1 bilhão por ano na economia brasileira. Não dá para falar que não é uma febre por aqui, não é?!
E se esses números não convenceram ainda, separei 5 razões para você adotar o pagamento recorrente na rotina do seu negócio.
Segurança e saúde financeira
O método de cobrança com recorrência permite que a empresa se organize e estime seus ganhos com mais facilidade, controlando o fluxo de caixa e garantindo mais saúde financeira.
Menos inadimplência com o pagamento recorrente
Com a cobrança automática do produto ou serviço, é possível reduzir a taxa de inadimplência e quaisquer questões relacionadas ao atraso nos recebimentos.
Fidelização de clientes
Como mencionei no começo, ao oferecer um formato de pagamento que promete mais praticidade e constância ao comprador, é possível garantir fidelidade de maneira eficiente. Além disso, o consumidor é livre para escolher como quer pagar se adequando às suas necessidades e demanda financeira, seja cartão de crédito ou débito em conta, deixando-o mais satisfeito.
Otimização de tempo
Com a entrega do serviço pré-definida é possível reduzir sobremaneira a necessidade de realizar transações manuais, economizando recursos e tempo das equipes, permitindo foco em atividades essenciais e na busca de novos compradores.
Oportunidades de venda e acesso a dados ricos
Esse tópico é dois em um. A recorrência traz junto dela a possibilidade de realizar novas vendas aos clientes, uma vez que ele pode se tornar mais aberto para adquirir uma nova categoria de produtos ou fazer upgrade no plano que já possui. Ao mesmo tempo, tendo consumidores fixos é possível ter dados ricos que apontam comportamentos e informações valiosas de mercado e consumo.
E um plus: com o PIX automático, modalidade que deve ser implementada por instituições financeiras até o final do ano em todo o País, a cobrança recorrente fica ainda mais facilitada, entregando uma nova opção de pagamento ao cliente e que será ainda mais rápida e garantida.
São diversos benefícios que atestam a assertividade dessa estratégia, que certamente garantem resultados para os negócios. Em meio às mudanças de consumo e novas preferências mercadológicas, é essencial manter os modelos de venda e pagamento alinhados com essas novas necessidades.
Por Andrea Rivetti, presidente e fundadora da Arklok | Itshow