O Itshow on the road esteve na Febraban Tech e conversou com diversos especialistas em tecnologia do setor bancário. Um dos bate-papos aconteceu com Tiago Aguiar, superintendente de novas plataformas na TecBan, e Eduardo Rocco, especialista em Cloud na Exbiz.
Os temas abordados variaram desde a inovação centrada na solução até a segurança no contexto de “Zero Trust”, dando especial atenção à importância dos serviços bancários para as populações das áreas periféricas do país.
A TecBan, uma das líderes em tecnologia bancária no Brasil, é amplamente conhecida pelo seu serviço no Banco 24 horas. A empresa tem um papel fundamental no cotidiano de milhões de brasileiros, com uma presença marcante nas regiões periféricas do país. Uma grande parcela de seus caixas eletrônicos está estrategicamente localizada nessas áreas, funcionando como ponto de contato crucial para que a população possa acessar os serviços bancários.
A inovação é o centro da estratégia da empresa, que adota uma abordagem voltada para a solução de problemas específicos. Em vez de desenvolver produtos e posteriormente buscar problemas que possam ser resolvidos por eles, a TecBan prioriza a identificação de desafios reais para, então, conceber as soluções adequadas. Essa metodologia é apontada como um elemento chave para uma inovação verdadeiramente efetiva e impactante.
Zero Trust
Em um momento em que a tecnologia avança a passos largos, a segurança se torna uma preocupação crescente, e o conceito de “Zero Trust” se destaca. Rocco aponta a Akamai, uma autoridade no assunto e recomenda a implementação de medidas de segurança robustas nos equipamentos, além da necessidade de orientar os funcionários sobre o uso seguro das soluções e dispositivos fornecidos.
Inovações e soluções
Segundo Aguiar, 60% dos caixas eletrônicos estão localizados nas periferias, servindo como o único ponto de contato para muitas pessoas. “Isso é super importante, a gente tem um propósito muito específico de ajudar a população”, conclui.
Aguiar acredita que para uma inovação eficaz, é necessário que haja mudança na abordagem da inovação, de criar produtos e depois buscar problemas para essas soluções, para criar soluções com base em problemas específicos.
Pedro Carnevalli | Itshow