O WhatsApp liberou para iPhone nesta semana o login no aplicativo sem a necessidade de autenticação por SMS. Esta mudança, que já estava disponível para usuários do Android desde outubro do ano passado, permite uma entrada mais segura no aplicativo de mensagens.
A plataforma incluiu o uso de chaves de acesso (passkeys) para o login. Essas chaves é uma tecnologia que substitui o login tradicional por e-mail e senha. Ela utiliza métodos de autenticação mais seguros, como impressão digital, biometria facial, como o Face ID ou Touch ID do iPhone, ou PIN (senha numérica do celular), proporcionando uma entrada mais fácil e segura nas contas online.
Como ativar a chave de acesso no iPhone?
Os usuários podem ativar o recurso de maneira simples. O passo a passo é igual para iPhone e Android
1. Abra o aplicativo do WhatsApp e acesse “Configurações” no canto inferior direito para iPhones ou ícone de três pontinhos para Android;
2. Selecione “Conta” e depois “Chaves de acesso”;
3. Toque em “Criar chave de acesso” para ativar o recurso.
4. Siga as orientações na tela para gerar uma chave de acesso utilizando sua impressão digital, reconhecimento facial ou PIN. Se escolher a impressão digital, coloque o dedo no leitor do seu smartphone, e se selecionar “Usar PIN” e só inserir o código como chave de acesso.
LEIA TAMBÉM
Chaves de acesso são mais seguras
Empresas e especialistas destacam que a passkey é uma alternativa mais segura em comparação à autenticação por SMS.
Além disso, ela simplifica o processo de gerenciamento de senhas, eliminando a necessidade de memorizar várias senhas para diferentes plataformas.
Grandes empresas como Google, Adobe, Uber, Nintendo, Nvidia, OnlyFans, PayPal, TikTok e Amazon já adotaram esse recurso em seus serviços.