Nesta segunda-feira (25), um novo ciclone extratropical deve se formar no oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o sistema trará consigo uma frente fria, que deve atingir a região Sul e o Mato Grosso do Sul. Além disso, ventos de até 100 km/h podem chegar ao estado de São Paulo.
A formação do ciclone extratropical acontece em alto-mar, próximo à costa de Santa Catarina. De acordo com o MetSul, o clima no estado de São Paulo já sofrerá influência do fenômeno a partir desta terça-feira (26).
LEIA TAMBÉM
Como minimizar o impacto do calor na saúde?
MPF pede rejeição de projeto que proíbe casamento homoafetivo; entenda
“Vai gerar rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h, isoladamente superiores em elevações, na parte norte gaúcha, Santa Catarina (mais no oeste), Paraná (maior intensidade no oeste), Mato Grosso do Sul e São Paulo”, informou.
A Defesa Civil ainda informou que, entre a noite da terça e a madrugada da quarta-feira (27), o ciclone vai intensificar a instabilidade na região Sul, gerando muita chuva, vento e tempo severo.
Na quarta, a frente fria associada ao ciclone avança com mais força para outros estados. “A frente levará chuva e temporais a pontos do sul e do leste de São Paulo até o fim da quarta-feira”, projeta a MetSul.
LEIA MAIS