Uma foto tirada em 2019 na Reserva Nacional Maasai Mara, no Quênia, tem intrigado os internautas. Isso porque, na imagem, uma zebra aparece ao lado de seu filhote, um potro cuja pelagem tem padrão de bolinhas. Além disso, o animal também chama atenção por causa dos pelos marrons e a cauda fina.
Existe zebra com bolinhas?
A zebra fotografada no Quênia se chama Tira e possui uma condição genética rara chamada pseudomelanismo, mutação que resulta no padrão de bolinhas em sua pelagem.
LEIA TAMBÉM
Quando sai o gabarito oficial do concurso TJSC?
Por que Maria da Penha entrou em programa de proteção?
Mas, apesar do encanto que as bolinhas de Tira podem causar, elas podem ser um problema para sua sobrevivência. Acontece que um estudo de 2014 feito por pesquisadores da Universidade da Califórnia apontou que as listras das zebras evoluíram ao longo dos anos a fim de oferecer proteção aos animais contra insetos portadores de doenças.
Além disso, a pesquisa observou que as listras também podem ser uma forma de confundir predadores, como um mecanismo de termorregulação ou camuflagem. Entretanto, mesmo como a diferentes hipóteses, a pelagem diferenciada das zebras ainda não foi atestada cientificamente.
Porém, independentemente do consenso, Tira pode ter uma menor expectativa de vida reduzida por causa do padrão com bolinhas. Mas de acordo com especialistas, se o potro chegar à vida adulta, ele poderá conviver normalmente entre a manada.
LEIA MAIS