29 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Notícias

O que é persona non grata? Termo foi usado por Israel para Lula

Presidente brasileiro comparou a ofensiva israelense em Gaza ao extermínio judeu feito pela Alemanha Nazista

Lula foi declarado "persona non grata" por Israel (Foto: Agência Brasil)

Neste final de semana, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, classificou como “genocídio” e “chacina” a ofensiva israelense na Faixa de Gaza. Ele também comparou os atuais ataques ao Holocausto, quando milhões de judeus foram mortos pela Alemanha Nazista de Adolf Hitler.

A declaração repercutiu em todo o mundo e, neste domingo (18), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou que a afirmação de Lula banaliza o genocídio promovido na Segunda Guerra Mundial, quando cerca de seis milhões de judeus perderam a vida.

Ele afirmou que Tel-Aviv iria convocar o embaixador brasileiro para uma conversa de repreensão. “Comparar Israel ao Holocausto nazista e Hitler é cruzar uma linha vermelha. As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e sérias. São sobre banalizar o Holocausto e tentar ferir o povo judeu e o direito Israelense de se defender.”

LEIA MAIS

Quem é Abílio Diniz? Empresário morre aos 87 anos

Lula propõe parceria com países africanos para combate ao desmatamento

- Publicidade -

Lula é persona non grata em Israel

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, afirmou nesta segunda-feira (19) que o presidente do Brasil é uma “persona non grata” em Israel até que ele se desculpe pelas declarações. O anuncio aconteceu no Museu do Holocausto, em Jerusalém, na presença do embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer.

Esta manhã eu convidei o embaixador brasileiro em Israel para as proximidades do Yad Vashem, o museu do Holocausto, que mostra mais do que qualquer coisa o que os nazistas e Hitler fizeram com os judeus, incluindo com membros da minha família. A comparação do presidente Lula entre a justa guerra de Israel contra o Hamas e as ações de Hitler e dos nazistas, que mataram 6 milhões de judeus e um sério ataque antissemita que desrespeita a memória daqueles que morreram no Holocausto. Não vamos perdoar e nem esquecer, em nome dos cidadãos de Israel, eu informei o presidente Lula que ele não é bem-vindo em Israel até que ele se desculpe e retrate suas palavras

Israel Katz, ministro das Relações Exteriores de Israel

O que é Persona non grata

O termo “Persona non grata” é um instrumento jurídico para indicar que um representante internacional não é mais bem-vindo ao país. O termo está no artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas.

O que Lula falou sobre Israel?

No domingo, o presidente Lula criticou a operação israelense durante entrevista coletiva em Adis Abeba, capital da Etiópia. Lula fez um paralelo entre a morte de palestinos com o extermínio de judeus feito pelo líder da Alemanha Nazista, Adolf Hitler.

O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus (…) não é uma guerra entre soldados e soldados, é uma guerra entre um Exército altamente preparado e mulheres e crianças (…) Não é uma guerra, é um genocídio

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Veja como emitir o título de eleitor

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress