Em Passos (MG), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) está sobrecarregada e um dos principais motivos é o aumento dos casos de dengue. Somente neste ano, a cidade já registrou 864 casos prováveis da doença.
A superlotação foi relatada por Thiago Salum, secretário de Saúde de Passos, nas redes sociais. Em entrevista à EPTV, afiliada Globo, ele falou sobre a situação. “Nós estamos tendo um aumento gradual dos casos notificados de dengue e a população toda do nosso município tem procurado a UPA para atendimento. Então, nós pedimos à população que também esteja procurando a atenção primária. Nós temos 23 unidades de atenção primária na cidade e uma UBS. Não são todos os casos que devem ir até a UPA”, afirmou.
Ele enfatizou que a alta procura pela UPA causou sobrecarga aos funcionários e gerou uma demora no tempo de atendimento.
Salum também reforçou que, apesar da demora, nenhum paciente ficou sem atendimento e que foram convocados três profissionais para dar suporte à população. “Sabemos que a dengue, ela pode causar complicações, mas na maioria das pessoas são casos leves. Então esse é o nosso pedido, que as pessoas procurem atendimento nas Unidades de Saúde da Família e na UBS”.
LEIA TAMBÉM
Passos começa a testar novo inseticida para a mosquito da Dengue após surto
Falta de inseticida prejudica combate à dengue em Passos
TROCA DE INSETICIDA
Nesta semana, o município relatou que não estaria recebendo do Governo do Estado o inseticida responsável por quebrar o ciclo de transmissão do mosquito.
O inseticida fornecido pelo Estado estava entre os mais eficazes para o combate à dengue, porém, com a falta do produto, a medida agora será a aplicação de um novo inseticida adquirido pelo município.
A partir desta quinta-feira (9), um novo inseticida para combater o Aedes aegypti começou a ser testado em Passos.
LEIA MAIS
Confira: Edital para contratação de Agente de Combate às Endemias