Moradores de cidades afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul agora podem solicitar a liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) utilizando o Saque Calamidade, um benefício criado para atender pessoas que enfrentam necessidades urgentes e graves decorrentes de desastres naturais.
Como fazer saque calamidade do FGTS?
Para solicitar o Saque Calamidade, é necessário que o governo tenha decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública. A solicitação deve ser feita em até 30 dias úteis após a publicação do decreto.
Veja o passo a passo para solicitar o Saque Calamidade:
Baixe o aplicativo FGTS e selecione a opção “Meus Saques”.
Escolha a opção “Outras Situações de Saques” e selecione o motivo do saque “Calamidade Pública”.
Selecione o município onde você reside e clique em “Continuar”.
Escolha como deseja receber o valor: crédito em conta bancária de qualquer instituição ou pessoalmente.
Forneça os documentos requeridos e confirme a solicitação.
Após o envio da solicitação, a Caixa Econômica Federal irá analisá-la. Se tudo estiver correto, o valor será creditado na conta escolhida.
LEIA TAMBÉM
Quando sai a segunda parcela do décimo terceiro dos aposentados?
O valor a ser sacado será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado a R$ 6.220 para cada evento caracterizado como desastre natural. É importante observar que o intervalo entre um saque e outro deve ser de pelo menos 12 meses
Atualmente, 336 municípios do Rio Grande do Sul foram classificados como áreas de desastre climático de grande intensidade, conforme decretos da administração municipal. A Caixa Econômica Federal considera enchentes, inundações graduais, enxurradas, alagamentos e inundações litorâneas como requisitos para a concessão do Saque Calamidade.