As compras com cartões de crédito, débito e pré-pagos, das bandeiras Visa e Mastercard, pelo WhatsApp foram autorizadas pelo BC (Banco Central) no começo do mês. Esse tipo de transação entra no programa “Facebook Pay”, como é conhecido o sistema de pagamentos pelo aplicativo de mensagens.
A partir da aprovação, o recurso será liberado em 30 dias, tempo estipulado pelo BC para que haja a comunicação entre todas as partes, incluindo plataformas de pagamento e fabricantes de maquininhas de cartão. De acordo com o BC, novas instituições podem aderir ao “Facebook Pay”.
LEIA MAIS
Valores esquecidos: Saques recomeçam hoje; veja como fazer
5 dicas infalíveis para economizar dinheiro
COMO VAI FUNCIONAR?
– Usuário cadastra o cartão na função “Meta Pay”
– Ao escolher a opção “pagamento”, o WhatsApp vai pedir um valor e o usuário vai criar uma conta, aceitando os termos de uso da plataforma e criando uma senha de 6 dígitos.
– O usuário vai preencher o cadastro com nome, CPF e as informações do cartão.
– O banco vai enviar um código ao cliente, por SMS, e-mail ou no próprio aplicativo, para verificar o cartão.
– Toda vez que uma compra for feita, o usuário vai precisar informar a senha ou realizar o reconhecimento biométrico do celular. As informações serão encriptadas.
EMPRESAS
– As empresas vão precisar habilitar as contas para receber os pagamentos via WhatsApp. O processo é quase igual ao dos usuários, descrito acima.
O QUE MUDA?
A nova forma de pagamento deve auxiliar muito os pequenos negócios, que usam o WhatsApp para realizar vendas. Ao pedir uma pizza, por exemplo, você vai poder pagar a pizzaria diretamente no aplicativo, sem ter que abrir o app do banco, fazer a transferência e retornar ao WhatsApp para enviar o comprovante de pagamento.
LEIA TAMBÉM