Embora traga muita praticidade aos consumidores, o cartão por aproximação acabou se tornando um queridinho dos criminosos. Isso porque eles só precisam aproximar uma máquina de cartão do bolso ou bolsa de uma vítima, para que seu cartão passe determinado valor sem que ela perceba.
A prática é frequente em lugares movimentados, como shows e transportes públicos e, por isso, é importante que os consumidores tomem algumas precauções para se proteger desse tipo de golpe.
LEIA TAMBÉM
Dinheiro sumiu de conta no Bradesco? Saiba o que fazer
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 26 milhões neste sábado
De acordo com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), a forma mais eficiente de evitar o golpe é bloqueando a tecnologia de pagamento por aproximação do cartão. Mas, se você quiser manter a função por causa das facilidades que ela permite, o ideal é habilitar a exigência de senha para pagamentos de qualquer valor.
Além disso, também existem algumas bolsas e carteiras que contam com sistema RFID (Radio Frequency Identification), um tipo de tecnologia de comunicação sem fio que funciona com ondas de rádio em variadas frequências de distâncias. Com esse tipo de item, é possível bloquear o acesso de máquinas ao cartão.
LEIA MAIS
Saiba qual é a formação de Flávio Dino, ministro que será indicado ao STF