O prazo para declarar o IR (Imposto de Renda) 2023 termina nesta quarta-feira (31). O contribuinte que não enviar a declaração a tempo estará sujeito a uma multa de, no mínimo, R$ 165,74, além deste valor poder chegar até 20% do imposto devido, mais juros.
Especialistas alertam que outros problemas podem ser enfrentados pelos contribuintes que não declararem o IR 2023 no prazo, como:
-Ter o CPF bloqueado;
-Ser convocado para dar explicações à Receita Federal;
-Ser investigado por sonegação fiscal e evasão de divisas, que são crimes.
LEIA TAMBÉM
Dívida Pública chega a R$ 6,03 trilhões, após subir em abril
Aplicativo Bradesco fica fora do ar; equipes trabalham para normalizar serviço
COMO CONFERIR SE TENHO MULTAS NO IR?
Para conferir se há pendências no Imposto de Renda, basta acessar o Portal e-CAC, em “Meu Imposto de Renda”. Caso tenha alguma dívida em aberto, é possível emitir facilmente um boleto para pagar em um prazo de até 30 dias.
COMO FAZER O IR 2023
O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online “Meu Imposto de Renda“, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.
Quem usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão) terá prioridade no recebimento da restituição, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência.
POSSO FAZER A DECLARAÇÃO FORA DO PRAZO?
Quem não conseguir fazer a declaração nesta quarta-feira (31) poderá fazer a partir do dia 1° de junho. Para isso, será necessário acessar o Portal e-CAC, ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda”.
No entanto, para realizar a declaração fora do prazo será necessário quitar todas as dívidas com a Receita Federal. O prazo para pagamentos de multas é de 30 dias, após a geração do boleto.
*Com informações de Agência Brasil
LEIA MAIS
Descubra quanto a Venezuela deve em dívidas ao Brasil