Aqueles que sempre quiseram experienciar uma viagem de trem, não precisam se preocupar em ter que ir para o exterior. No Brasil, o trajeto de Curitiba a Morretes, localizado na Serra do Mar Paranaense, é uma das opções voltadas para turistas.
Eleito um dos 10 passeios mais bonitos do mundo, pelo The Wall Street Journal e o The Guardian, ele percorre a ferrovia Curitiba-Paranaguá, passando por paisagens deslumbrantes. Além disso, conta com diferentes tipos de vagões e serviços a bordo.
LEIA MAIS
São José dos Campos ganha ligação aérea com Miami
México vai retirar visto de turismo para brasileiros
Se você está procurando fazer um passeio diferenciado, separamos 5 motivos para viajar no trem de Curitiba a Morretes:
1. Vagão pet friendly
Quem costuma ficar com receio de viajar e não ter onde deixar o seu pet, não precisa se preocupar. Entre as possibilidades de vagões que o passeio oferece, há a categoria Boutique, que conta com um vagão pet friendly. Com o nome “Bove”, em homenagem ao veterinário Sílvio Bove, primeiro médico a fazer um transplante em um animal de estimação, o ambiente conta com espaço para cães e gatos.
2. Viagem ao passado
Além da experiência quase cinematográfica de viajar de trem, o percurso também transmite a sensação de voltar no tempo. A ferrovia do trajeto Curitiba-Morretes começou a ser construída em 1880, demorando cinco anos para ser finalizada. Para se ter uma noção do contexto da época, ela foi inaugurada por D. Pedro II. Com isso, o percurso apresenta detalhes históricos, com diversas pontes e túneis, além de ruínas de estações antigas e até mesmo casas de operários da época.
3. Paisagens naturais
As paisagens naturais da viagem são um atrativo à parte. Durante o trajeto, é possível observar a vegetação da Serra do Mar, que conta com a presença de parte do que resta da Mata Atlântica no Brasil. Nesse passeio pela natureza, há a represa de Cangaíba, o conjunto montanhoso do Marumbi e a Cascata do Véu da Noiva.
4. Serviço de bordo e guia
Independente da categoria escolhida, todos os vagões do percurso Curitiba-Morretes contam com serviço de bordo e um kit lanche. A classe Boutique tem o diferencial de oferecer consumo ilimitado de bebidas e possuir guias bilíngues, que explicam a história da ferrovia e do estado do Paraná. Além disso, eles também pontuam momentos importantes da viagem, ajudando aqueles que não querem perder os momentos ideais para tirar fotos.
5. Cidade de Morretes
Apesar da experiência única de viajar de trem, o ponto de chegada do trajeto também é um dos grandes destaques. Fundada no início do século XVIII, a cidade de Morretes oferece diferentes atrações turísticas, como seu colorido centro histórico, que mantém até hoje seus casarões preservados. Ainda é possível esticar a viagem para Antonina, outra pequena cidade histórica localizada nas proximidades.
COMO VIAJAR DE TREM DE CURITIBA A MORRETES
Se você ficou interessado nessa opção de viagem, é possível fazer a reserva no site da Serra Verde Express, empresa responsável pelo trecho, direto na Estação ou pelo telefone (41) 3888-3488. Os passeios costumam sair de Curitiba às 8h30, com duração de pouco mais de 4h. No período da tarde, o retorno de Morretes para a capital é às 14h30. Aos finais de semana, as categorias Litorinas saem uma hora mais tarde, às 9h30.
LEIA TAMBÉM