O belíssimo Catar será palco da 22ª edição da Copa do Mundo da Fifa, que começa no próximo domingo, dia 20 de novembro. Para quem vai ao país assistir aos jogos e também para quem vai em outra ocasião, é importante saber que o Catar tem seus costumes e tradições que devem ser respeitadas, e isso inclui os visitantes.
A vestimenta é uma parte fundamental para quem visita o país muçulmano. Não vestir-se de acordo com os costumes locais representa um desrespeito à religião oficial, o islamismo, e também ao povo catariano. Esta questão vai muito além do desrespeito, podendo criar situações desagradáveis.
Em um mundo cada vez mais cheio de influencers, o choque cultural tem se tornado mais frequente, como o caso de uma youtuber que foi convidada a se retirar da piscina de um hotel cinco estrelas porque vestia um biquíni mais revelador, ou um TikToker igualmente convidado a deixar a área da piscina por estar bebendo álcool em público.
LEIA TAMBÉM
Prepare o bolso para gastar e muito na Copa do Mundo
Vai ao Catar? Saiba o que comer no país da Copa
Então, se você tem nos planos ir ao Catar durante a Copa ou em algum outro momento, confira algumas dicas para não dar bola fora:
Regra básica para os catarianos:
– Mulheres podem mostrar em público apenas mãos e o rosto
– Homens podem expor publicamente cabeça, rosto e braços
E o turista?
Para as mulheres a dica é sempre vestir-se com roupas que cubram dos ombros até um dedo pelo menos abaixo dos joelhos. Evitar roupas curtas ou com transparências. Apesar de todo o empoderamento feminino conquistado nos últimos anos, para evitar constrangimentos é melhor fugir também de decotes e roupas muito justas. Na dúvida, use o básico como calças, saias ou vestidos abaixo do joelho, camisetas ou camisas de manga longa ou curta.
Os homens devem seguir basicamente a mesma regra, com roupas mais folgadas, shorts ou bermudas na altura do joelho, evitando principalmente expor o torço, ou seja, se estiver de camisa não deixe de abotoar até em cima. Deixe as camisetas em decote V muito profundo em casa.
Os homens também devem evitar roupas muito justas, que marquem o corpo e os músculos e principalmente calças, shorts e bermudas que evidenciem o volume do órgão genital.
Como ir vestido no restaurante, bar ou balada?
O homem deve vestir-se sempre formalmente. Nada de bermuda social, tênis ou sapatênis. Calça, camisa ou polo e um bom sapato.
A mulher deve seguir a mesma linha formal, não esquecendo de evitar decotes, transparências, vestidos ou blusas que revelem as costas e saias e vestidos com comprimento um pouco abaixo dos joelhos.
Na praia ou na piscina
Há praias públicas e privadas no Catar. Nas privadas, que normalmente pertencem a redes de hotéis internacionais, trajes de banho como biquíni são permitidos, desde que mais comportados. Fio dental nem pensar.
Se a praia for pública, o mais adequado para os homens é uma bermuda e para as mulheres um maiô mais tradicional. Esqueça modelos cavados na frente ou atrás.
O que vestir em uma mesquita
Homens sempre de camisa e calça. As mulheres, além de roupas que cubram dos ombros aos joelhos, devem sempre usar um véu que cubra os cabelos. Vale lembrar que nas mesquitas homens e mulheres não ficam juntos no mesmo lugar. Desta forma, e, principalmente para as mulheres, é preciso saber qual parte do templo é designado para elas.
Álcool
Outra questão fundamental para quem visita o Catar diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas. Em países muçulmanos portar ou consumir álcool em público é proibido. A prática é tolerada apenas em restaurantes e bares dentro dos hotéis e apenas para turistas. Mesmo sendo um visitante, esqueça hábitos comuns no ocidente como tomar um drinque na beira da piscina ou da praia.
LEIA MAIS
Doha encanta pela mistura de tradições luxo e modernidade
Para dúvidas, sugestões, entre em contato através do e-mail: edugregori@gmail.com