- Publicidade -

Hospedagens terão de oferecer quartos com acessibilidade até 2024

Decreto estende prazo para que hotéis e pousadas tenham 10% de quartos para pessoas com deficiência

compartilhar

Um decreto publicado em dezembro no Diário Oficial da União estende o prazo para que hotéis, pousadas e similares ofereçam acomodações acessíveis. De acordo com o texto, os meios de hospedagem construídos até 29 de junho de 2004 deverão se adequar até 3 de dezembro de 2024 de modo a garantir o percentual mínimo de 10% de dormitórios preparados para receber pessoas com deficiência.

De acordo com o Ministério do Turismo, a extensão do prazo, previsto inicialmente para março de 2022, foi necessária levando em consideração o período de maior recessão econômica do setor promovido pela pandemia de Covid-19 que, apesar da recuperação crescente, segue sendo impactado pelas consequências do período.

- Publicidade -
- Publicidade -

“O segmento de meios de hospedagem foi um dos mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia e diante de uma série de ações necessárias para a sua sobrevivência, muitos empresários ainda não conseguiram se adequar. Então, com essa extensão do prazo estamos fazendo uma correção que visa o cumprimento da lei sem prejudicar esse segmento”, avaliou o ministro do Turismo, Carlos Brito. 
 
LEIA TAMBÉM 
Veja 5 destinos inesquecíveis para curtir o Verão na praia

Poços de Caldas: veja 4 dicas do que fazer na cidade do Sul de Minas

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares, avaliou como positiva o decreto que amplia o prazo. Linhares lembra que a hotelaria foi um dos segmentos mais impactados pela pandemia de Covid-19 e que ainda está em processo de recuperação.

O que diz a lei  

A medida é prevista no Art. 45 da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – Estatuto da Pessoa com Deficiência, que determina que hotéis, pousadas e similares devem ser construídos de acordo com os princípios do desenho universal, além de adotar todos os meios de acessibilidade, conforme legislação em vigor.

- Publicidade -
- Publicidade -

Exemplo português  

Em 2019 a Organização Mundial do Turismo (OMT) elegeu Portugal como o melhor Destino Turístico Acessível. O país europeu desenvolveu programas como o Praia Acessível, que facilita às pessoas com mobilidade reduzida o acesso a balneários e praias e o programa Festivais + Acessíveis, que adapta os festivais de verão a pessoas com necessidades específicas.

- Publicidade -
- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félixhttps://www.acidadeon.com/campinas/
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.

Leia mais

‘O Agente Secreto’ ganha dois prêmios no Globo de Ouro; confira quais

Filme brasileiro produzido e protagonizado por Wagner Moura conquistou duas honrarias no Globo de Ouro neste domingo (11)

Quais jogos chegam nesta semana ao Xbox Game Pass?

Serviço por assinatura da família Xbox recebe 25 games a partir desta segunda-feira; confira a lista do que estará disponível

Quando ‘O Agente Secreto’ chega aos streamings do Brasil?

Thriller político de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura já tem estreia digital fora do país

- Publicidade -

- Publicidade -