12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Machu Picchu está em greve? Entenda situação do sítio arqueológico

Manifestantes acusam empresa de promover a “privatização sistemática” da cidade inca

Manifestantes acusam empresa de promover a “privatização sistemática” da cidade inca. (Foto: Reprodução/ Freepik)

Considerado uma das joias do turismo peruano, Machu Picchu está em greve. Desde a última quinta-feira (25), operadores turísticos e moradores mantêm seus negócios fechados e acessos à região bloqueados em um protesto contra a empresa Joinnus. A organização assumiu a comercialização dos ingressos do local, o que os manifestantes consideram uma “privatização sistemática” da cidade inca.

Além do fechamento de empresas e protestos contra a Joinnus, as atividades dos trens que transportam os visitantes ao parque arqueológico também foram suspensas, o que resultou na saída de centenas de turistas.

Por que Machu Picchu está em greve?

Os manifestantes de Machu Picchu estão em greve, porque são contra a venda de ingressos pela Joinnus. Eles culpam a ministra da Cultura peruana, Leslie Urteaga por permitir a comercialização e exigem o cancelamento do contrato com a empresa.

“Ministra da Cultura, não alugue Machu Picchu, alugue sua casa”, trazia uma das faixas carregadas pelas pessoas contrárias a Joinnus.

LEIA TAMBÉM

Quem vai sair do BBB 24? Enquetes apontam possível eliminado

Como Isabelle era antes do BBB 24? Antes e depois choca web

- Publicidade -

Segundo comunicado do coletivo popular de Machu Picchu, os manifestantes também questionam “a cobrança de uma comissão de 3,9% por ingresso vendido”.

Leslie Urteaga nega que a venda de ingressos esteja sendo privatizada e defende que “Machu Picchu pertence a todos os peruanos”. A ministra propôs uma mesa de diálogo a fim de encontrar uma solução.

Por outro lado, a Joinnus afirma que está “à disposição” do Ministério da Cultura para começar um novo processo seletivo se for necessário e que “renunciou voluntariamente ao recebimento da comissão variável por ingresso por um período de seis meses.”

- Publicidade -

LEIA MAIS

Como saber se meu pedido de isenção de taxa do “Enem dos Concursos” foi

Compartilhe:
Larissa de Morais
Formada pela Universidade São Francisco, é repórter no Tudo EP | ACidade ON, site de entretenimento da EPTV, onde também foi assistente de mídias digitais e estagiária de jornalismo. Com passagem por sites de entretenimento e jornalismo independente, tem experiência em redação de material jornalístico para editorias de diferentes segmentos de hard e soft news e em produção de conteúdo para a internet.
- Publicidade -
plugins premium WordPress