18 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Pesquisa mostra que brasileiros estão poupando para viajar

Estudo da Globo aborda preferências dos brasileiros em relação às viagens nacionais e internacionais

Pesquisa mostra perfil dos brasileiros. (Foto: Divulgação)
Pesquisa mostra perfil dos brasileiros. (Foto: Divulgação)

Por Eduardo Gregori
edugregori@gmail.com

Praia ou serra. No Verão ou no Inverno. Independentemente do destino e mesmo diante do cenário econômico atual, as pessoas estão dispostas a investir em viagem. Isso sem falar nas viagens conhecidas como bleisure travel, um termo criado para quem une negócios e lazer, em que 34% dos entrevistados pretendem ficar mais tempo no destino para aproveitar as experiências locais.

Esse número é ainda mais forte entre os que pretendem viajar para fora do país (42%). Ao menos é o que mostra o estudo “Turismo pós-pandemia: o que esperar para o setor”, de autoria da Rede Globo. 
 
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS

Desde o ano passado, 43% dos entrevistados estão poupando para viajarem neste primeiro semestre de 2022. Para 83%, o lazer é a principal causa da viagem e a maioria pretende ir com a família (39%). O destino (51%) também é um motivador para os entrevistados e 30% preferem praia, 26% lugares com mix entre cidade e natureza e 23% grandes cidades.

Nas viagens nacionais, os destinos mais citados são: São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Já nas viagens internacionais, as Américas do Sul, Norte e Central, além da Europa Ocidental estão entre as regiões mais desejadas.

O estudo mostra ainda que 47% dos entrevistados querem tirar férias no verão, desses, cerca de 8 em cada 10 querem viajar, o que representa 76% das pessoas que pretendem tirar férias.

Com menos restrição, mais pessoas pretendem viajar neste verão comparado ao ano passado. O número registra um aumento na vontade de viajar. Em 2021, apenas 30% dos entrevistados pretendiam pegar a estrada ou um avião durante as férias.

Os dados mostram ainda que descanso e a visita de amigos e familiares são os principais objetivos. E isso pode representar também uma viagem pela frente.

- Publicidade -

O estudo completo está disponível na plataforma Gente: https://gente.globo.com/pesquisa-infografico-turismo-pos-pandemia-o-que-esperar-para-o-setor/

Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress