A temporada de Verão em Portugal nem bem começou e já dá sinais de plena recuperação. Do sul, destino de praias, calor e muito sol, até o norte e seus vinhos top, o país europeu respira aliviado com a chegada em massa de visitantes. A situação só não é melhor por conta dos atrasos e cancelamentos de voos por toda a Europa, motivados pela alta demanda de passageiros e falta de profissionais nas companhias aéreas e nos aeroportos.
O crescimento no desembarque de mais estrangeiros vindos de países de fora da União Europeia já era esperado desde o anúncio do governo no início do mês, do decreto que pôs fim a todas as restrições contra a covid-19 para a entrada no país.
Na prática, os visitantes não precisam mais apresentar o resultado de testes de covid-19 ao desembarcarem e nem mesmo é mais exigido o comprovante de vacinação. Isso significa que, mesmo quem não tenha se vacinado, também poderá visitar o país. De acordo com o governo português, os altos índices de vacinação nos países europeus e a estabilização da pandemia em Portugal foram decisivos para a aprovação da medida.
LEIA TAMBÉM
Resorts e hotéis promovem eventos para crianças nas férias
Pós-pandemia: turismo corporativo e de eventos reaquecem
Ônibus é alternativa para viajar gastando menos
Máscaras
Apesar do fim das restrições para a entrada em Portugal, o uso de máscaras continua obrigatório em todos os meios de transporte público, incluindo voos de e para Portugal. Vale lembrar que motoristas de táxi de transporte por aplicativo podem recusar viagens caso o passageiro não utilize a máscara durante todo o percurso.
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
Calor intenso
As temperaturas na Península Ibéria tem superado os 40 graus. O calor extremo fez com que o governo tomasse algumas medidas para a segurança de residentes e visitantes. Para os turistas o que impacta mais é o fechamento temporário de lugares com muita vegetação, como parques naturais e matas. A medida visa diminuir a possibilidade do aparecimento de focos de incêndio.
Se você planeja visitar Portugal ou Espanha nos próximos dias, tenha em mente se proteger do calor e do sol, além de se hidratar constantemente e utilizar protetor solar.
Restrições na União Europeia
Apesar de outros países europeus seguirem as mesmas medidas de Portugal, outros como Espanha, França e Holanda ainda mantêm algumas restrições. Enquanto Espanha e França exigem testes de Covid-19 e comprovantes de vacinação, a Holanda exige apenas o comprovante vacinal.
Para quem planeja viajar para a Europa a partir de setembro é bom estar atento às mudanças nas regras para visitantes com residência fora da União Europeia. Um exemplo é a Alemanha, que atualmente não conta com restrições, mas que passará a exigir novamente em setembro, comprovantes vacinais e restritos aos imunizantes Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen.
LEIA MAIS
Bariloche espera 50 mil brasileiros nas férias