O governo do Reino Unido anunciou a flexibilização das medidas para o desembarque em solo britânico de passageiros em voos internacionais.
De acordo com o anúncio, a partir de hoje (10), adultos totalmente vacinados que viajarem para Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, não precisarão fazer testes de Covid-19 na chegada ao Reino Unido. O teste antes de embarcar para o país também não é mais necessário para passageiros vacinados.
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
Desta data em diante, os passageiros vacinados precisam apenas preencher o Formulário de Localização de Passageiros (Passenger Locator Form – PLF) através da página oficial do Governo Britânico, nas 48 horas que antecedem a chegada ao Reino Unido. O formulário também é necessário em casos de conexão onde o passageiro passa pela imigração britânica.
Menores de 18 anos podem seguir as regras para vacinados, independente de seu status de vacinação. Caso viaje com um adulto, pode ter seus dados inseridos no mesmo formulário preenchido pelo adulto.
Baixe o formulário em aqui!
Volta à normalidade
O Reino Unido, assim como a França, Espanha e Dinamarca vão, gradativamente derrubar muitas das restrições impostas durante a pandemia. Entre o planejamento destes países está o fim da exigência do uso de máscaras em locais fechados. Eventos e aglomerações devem ser liberados e o comprovante de vacinação não deve mais ser um requisito.
Além disso, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson afirmou que pretende acabar com o isolamento obrigatório para os infetados com a Covid-19 ainda este mês. O chefe do executivo britânico disse que irá anunciar no dia 21 uma estratégia para que a população passe a conviver com a Covid-19.
Infecções e mortes ainda em alta
O Reino Unido tem registrado alta nos casos de infecção e mortes pela variante ômicron. No entanto, a curva de mortes neste período é inferior às registradas durante as duas primeiras ondas da pandemia.