14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Turistas vão poder voltar a nadar no rio Sena, em Paris

Iniciativa faz parte de um projeto de R$ 7,3 bilhões para a realização de modalidades esportivas nas Olimpíadas 2024

Nos preparativos para as Olimpíadas 2024, Paris está na etapa final da limpeza para trazer nadadores de volta ao rio Sena. As modalidades esportivas de triatlo, maratona de natação e paratriatlo estão programadas para acontecer no local. A previsão é que até 2025, três áreas de natação ao ar livre estejam acessíveis para os turistas.

O mergulho no rio Sena é proibido por um século por conta da água suja. A causa principal dessa situação foi o esgoto industrial e as demandas de saneamento de uma população crescente na capital francesa. O impacto na qualidade de vida aquática foi tão grande que em 1960 apenas três espécies de peixes foram registradas na cidade.

Um dos principais entraves que precisam ser enfrentados é a infraestrutura de drenagem em “sistema único” do século 19. Esse método unifica as águas usadas em cozinhas e banheiros com o esgoto dos vasos sanitários. 

 

 

LEIA TAMBÉM 

Quais são os passaportes mais aceitos nos países? Veja lista 

Programa de Milhas: veja como funciona e dicas para acumular milhas

 

- Publicidade -

Em dias comuns, o fluxo corre por um complexo de túneis subterrâneos para centros de tratamento na periferia. No entanto, em dias de muita chuva, o sistema fica cheio e o excesso acaba sendo escoado para o rio Sena.

A solução encontrada foi construir um grande reservatório subterrâneo que vai servir para armazenar o escoamento em épocas de chuva forte. Com isso, o projeto de limpeza é considerado um caso de sucesso, e conta com um orçamento de 1,4 bilhão de euros (R$ 7,3 bilhões).

Essa megabacia vai funcionar nas Olimpíadas do ano que vem, que terá início no final de julho. Além de ser um local para a prática de modalidades esportivas, o rio Sena também dará espaço para a cerimônia de abertura, com uma frota de 160 barcos transportando 10 mil atletas em um trecho de 6 km até a Torre Eiffel.
 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Novo Bolsa Família é pago a beneficiários com NIS de final 7

Compartilhe:
Vitória Silva
Repórter no ACidade ON Campinas. Formada em Jornalismo pela Unesp, tem passagem pelos portais Tudo EP e DCI, experiência em gravação e edição de vídeos, produção sonora e redação de textos, com maior afinidade com temas que envolvem cultura e comportamento.
- Publicidade -
plugins premium WordPress