Para muitos, o período de férias é sinônimo de viagens e lazer com amigos e família. Além de escolher o destino e em qual hospedagem ficar, importante também é planejar o orçamento para não ficar sem dinheiro durante a viagem ou ter uma surpresa desagradável quando chegar a fatura do cartão de crédito no mês seguinte.
“O segredo para não ficar apertado é o planejamento. Geralmente temos férias uma vez por ano, e ficamos sabendo com antecedência quando será esse período. Assim, é possível planejar os destinos, traçando metas de economia e prevendo quanto você poderá gastar nos momentos de lazer, lembrando que no mês seguinte seu salário virá com os descontos proporcionais”, explica Claudia de Lima Teixeira Fuentes Garcia, professora e coordenadora do curso de Administração da Faculdade Anhanguera.
Com o intuito de passar as férias com tranquilidade e dinheiro no bolso, a especialista elenca algumas dicas:
Determine o quanto é possível economizar
Já sabendo que terá gastos acima do normal, fora da rotina, faça uma planilha e liste suas despesas fixas. Desta forma, é possível visualizar o quanto é possível guardar para o período de descanso.
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
Se for viajar escolha um destino que caiba no bolso
Quando for escolher o local para as férias, não esqueça de levar em consideração o orçamento. É melhor optar por uma viagem que caiba no bolso do que realizar uma para o destino dos sonhos e ficar endividado por meses; com certeza essas férias não deixarão boas lembranças.
LEIA TAMBÉM
Curta o Rock In Rio e se hospede com conforto
Veja lista de destinos para viajar onde o real vale mais
Rio é o queridinho dos turistas no mês de julho
Liste roteiros e visitas com antecedência
Sempre que for possível, reserve um tempo para listar os lugares que deseja visitar, caso o período de férias seja voltado realmente para viajar. Mas ainda que não haja programação para pegar a estrada, pense com antecedência no que quer fazer no período de descanso. Agir por impulso ou aceitar convites de última hora podem comprometer a renda.
Estipule o período
O tempo de férias é diferente do período de viagem. É importante estabelecer alguns dias para organizar a casa, concluir tarefas pendentes, geralmente mais difíceis de realizar em virtude do trabalho, e tirar um tempo realmente dedicado ao descanso.
Calcule os custos
Não esqueça de inserir na planilha todos os custos previstos para as férias. Devem estar incluídos na lista passeios, aquela ida a um barzinho ou restaurante, e visitas a museus e cinemas.
Avalie a saúde das finanças
Durante as férias boa parte das pessoas desejam mesmo curtir sem pensar em contas, dívidas e preocupações. Afinal, o momento é para descontrair e esquecer a rotina estressante. Para isso, o ideal, é claro, é ter em mãos toda a verba que irá bancar a diversão.
Para dúvidas, sugestões, entre em contato através do e-mail: edugregori@gmail.com
LEIA MAIS
Festival Churrasqueadas será em Campinas: veja como será e os valores de ingressos