Além de ter uma das mais concorridas temporadas de inverno e de Natal, a mineira Monte Verde tem entre seus atrativos a natureza, sendo um local privilegiado para a observação de aves. De acordo com o portal WikiAves, um dos mais respeitados entre os sites que catalogam informações sobre este tipo de animal, a última pesquisa realizada em Monte Verde apontou a existência de 261 espécies, sendo que 258 delas puderam ser registradas em fotografias.
A procura pela prática do birdwatching tem sido crescente em Monte Verde, que está localizada em uma área de Mata Atlântica com uma vegetação rica e com clima típico de altitude, uma condição geográfica propícia para muitos pássaros viverem, conforme explica o ornitólogo André Menini.
GOSTA DE VIAJAR? CONFIRA AQUI DESTINOS IMPERDÍVEIS COM ÓTIMOS PREÇOS
“Por fazer parte da Serra da Mantiqueira, em uma grande cadeia de montanhas, Monte Verde tem variados pontos que são um abrigo para diversas espécies que evoluíram nessas altitudes, onde alguns passarinhos só podem ser vistos em muito por conta da umidade e do clima local. Acaba sendo um lugar especial, porque o distrito possui várias vegetações que são muito importantes para diversos grupos de aves, principalmente as florestas de araucárias”, ressalta.
LEIA TAMBÉM
Black Friday traz de volta golpe de passagens no WhatsApp
Ilha da Madeira terá fim de ano animado; veja valores
Segundo André Menini, o período entre agosto e dezembro é considerado o melhor para o birdwatching porque os pássaros ficam mais ativos durante essa época de acasalamento. “Tem muitas árvores nestas altitudes que são especiais para algumas aves, como papagaio-de-peito-roxo, gavião-de-sobre-branco, gavião-pega-macaco, grimpeiro e o caneleirinho-de-chapéu-preto, espécies que precisam de grandes áreas conservadas, e especialmente com altitudes, para poderem existir”, diz o ornitólogo. “E podemos encontrar em Monte Verde outros belos pássaros: tiriba-da-testa-vermelha, saíra-douradinha, peito-pinhão, quete-do-sudeste, pica-pau-rei, pica-pau-dourado, choquinha-da-serra e matracão”, completa o especialista.
Menini dá dicas de onde é possível avistar pássaros com mais frequência e diversidade de espécies. “Os matos de altitude e as matas de araucária potencializam demais a diversidade em áreas preservadas, como ocorre, por exemplo, na trilha da Pedra Redonda, além da trilha que desce para São Francisco Xavier (SP), onde há macacos muriquis”.
Além desses locais, as trilhas do Pinheiro Velho e das Corredeiras do Itapuá, que ficam próximas a rios, são outros dois bons pontos para observação de pássaros, pois esse curso de água garante a existência de árvores frutíferas, que nesta época do ano também estão com muitas flores e atraem um grande número de aves. Uma delas é o beija-flor chamado besourinho-de-bico-vermelho, que mede cerca de 8,5 centímetros e pesa em torno de 3,5 gramas, sendo uma das menores do mundo de sua espécie.
Dica de hospedagem
O Esquilo Hotel & Chalés oferece café da manhã em estilo colonial incluso na tarifa. As demais refeições tem custo à parte. Dentre as opções de lazer, piscina coberta e aquecida, hidro-spa, sauna, sala de cinema, salão de jogos e playground com recreação monitorada. Acomodação em chalé de 20 m² com lareira, frigobar, secadores de cabelo, amenities e TV LCD 26″ com canais a cabo.
Reserve agora sua estadia com desconto aqui!
Para dúvidas, sugestões, entre em contato através do e-mail: edugregori@gmail.com