- Publicidade -
ViagemAssociação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas fomenta economia e turismo da cidade

Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas fomenta economia e turismo da cidade

ACAITP foca na qualificação e integração de seus associados, entre trabalhadores autônomos e empresas

- Publicidade -

Criada em 1936, a ACAITP (Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas) busca representar, apoiar e oferecer soluções ao empreendedor do comércio, da agroindústria e de serviços no município, de maneira a fortalecer a economia regional. Após mais de 80 anos de existência, cumprir esse objetivo se tornou ainda mais desafiador, devido à quantidade de associados, a variedade de negócios e a forte tendência agrícola da cidade. 

Hoje, a ACAITP conta com 400 associados, entre trabalhadores autônomos e empresas, abrangendo desde atacado/varejo, indústrias diversas e cooperativas, até redes bancárias, consultórios médicos e agronegócio. Todos participam de uma rede na qual busca-se identificar e responder às necessidades internas, de forma ágil, eficaz e inovadora, favorecendo a multiplicação de negócios, oportunidades e informações a todos que dela fazem parte. 

- Publicidade -

De acordo com Bruno Dixini Carvalho, presidente da Associação, em 2023, uma das principais atividades da entidade é orquestrar eventos que promovam a integração dos associados. “Nós estamos com uma equipe que interage mais com os associados, além de conectá-los entre si. Esse movimento tem sido muito proveitoso, porque os colaboradores conseguem descobrir mais soluções para ajudar os empresários, aliadas a produtos inovadores que buscamos oferecer aos nossos associados”, explica.

Conscientização para o desenvolvimento

Atualmente, um dos principais desafios enfrentados pela ACAITP é conseguir conscientizar uma parcela dos associados de que, para o desenvolvimento da cidade, todos devem entender Três Pontas em seu conjunto. 

“Precisamos olhar para um lugar só, no sentido de trazer mais movimento, melhorar a lucratividade dos negócios e, principalmente, melhorar o nome da cidade como um todo, para ela passar a atrair mais pessoas e fortalecermos o turismo. Infelizmente, a adesão ainda é inconstante, causando um processo de retardamento no desenvolvimento, que poderia ser maior e melhor”, explica Carvalho, que há 18 anos faz parte da ACAITP, entre os quais ocupou o cargo de vice-presidente durante seis anos e o de presidente por igual período. 

Outros obstáculos citados são as recentes mudanças tributárias e fiscais, assim como a falta de mão de obra qualificada para as vagas que surgem no município, em especial por Três Pontas ainda estar muito ligada ao campo. 

“O perfil agrícola da região faz com que a mão de obra fique, às vezes, dividida e os empresários não consigam suprir suas necessidades. Por isso, a Associação tem investido muito em qualificação e orientação, especialmente voltada a áreas de maior demanda. Estamos vendo um ambiente muito interessante, no qual as empresas locais têm se desenvolvido e estão sendo ouvidas pela administração municipal. Tudo isso está concretizando uma cidade com boa empregabilidade e menos dependente do café, com o comércio e a indústria também muito fortes”, avalia.

Integrando e desenvolvendo

Para garantir que os associados se mantenham conectados, a ACAITP investe em ações que visam a integração. Com essa finalidade, o “IntegraChope” é um dos exemplos de projetos que tem trazido muitos resultados positivos, por meio de um happy hour realizado em diferentes empresas da cidade. 

“É uma ação caracterizada como uma oportunidade de apresentarmos negócios e ideias novas, dar evidência a empresas que precisam, e descobrir como podemos ajudar. Normalmente, nessas ocasiões, os empresários estão mais descontraídos e conversam mais. A relação entre os associados melhorou muito desde que criamos o IntegraChope e quebrou o gelo entre associado e Associação”, avalia o presidente. 

Além dessa ação, a ACAITP promove palestras, almoços empresariais – principalmente voltados a pautas de desenvolvimento econômico – e programas de qualificação, tanto dos empresários quanto de colaboradores. 

“Temos o Jovem Aprendiz, que tem dado muito certo, tanto que o número de contratações dos alunos que passam pelo programa é alto e muitos já se tornam funcionários de carreira onde são treinados. O Jovem Talentos é um programa local, que capacita, através de cursos do Sistema S, jovens do Ensino Médio, sendo subsidiado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Ele também tem entregado excelentes resultados”, cita o presidente, lembrando ainda importantes parceiros nos processos de qualificação, como os Correios, o Sebrae e o Senac. 

A Associação também foi berço para a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, o Observatório Social e a Associação Cultural de Três Pontas, todas abrigadas na sede da entidade e cujas ações impactam toda a cidade.

SERVIÇO

Associação Comercial e Agroindustrial de Três Pontas (ACAITP)

Rua Afonso Pena, 33, Centro – Três Pontas/MG

https://www.acaitp.com.br/

(35) 3265-1839

@acaitp 

facebook.com/Acaitp 

*Com informações da Associação Comercial de Três Pontas/Viva Turismo

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress