- Publicidade -
ViagemConheça Três Pontas, uma joia do Sul de Minas

Conheça Três Pontas, uma joia do Sul de Minas

Município é rico em recursos hídricos e conta com a tradição da cultura cafeeira presente em sua história

- Publicidade -

Conhecida como “Terra do Café, da Música e da Fé”, a cidade de Três Pontas (MG) é uma ótima opção para aqueles que estão em busca de um novo passeio turístico. O município é um dos 146 que compõem a região Sul do estado de Minas Gerais. 

Localizada em região privilegiada, a cidade está no coração do Sudeste brasileiro, a aproximadamente, 290 km da capital mineira, Belo Horizonte e a 347 km da capital paulista, São Paulo. 

- Publicidade -

Conforme dados da última prévia do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2022, o município conta com uma população de 55.259 habitantes. A maior parte dela se concentra em área urbana. E esta é muito bem servida pelos serviços básicos de pavimentação, água, esgoto e energia elétrica, que atendem praticamente a totalidade dos moradores. 

LEIA TAMBÉM

Governo oficializa isenção de visto entre Brasil e Japão

Museu do Ipiranga: veja programação especial do feriado da Independência do Brasil

Rica em recursos hídricos, Três Pontas é banhada ao Sul e Sudoeste pelo Rio Verde e a Oeste pelo Rio Sapucaí (Represa de Furnas) e possui dois ribeirões que abastecem diretamente a cidade e deles são captadas a água distribuída no município: Custodinho e Araras. Faz divisa ao Norte com os municípios de Campos Gerais e Santana da Vargem; ao Sul com Varginha e Elói Mendes; a Leste com Nepomuceno e Carmo da Cachoeira; e a Oeste com Paraguaçu e Campos Gerais. 

Desde sua emancipação político-administrativa, há 166 anos, ele teve a agricultura como base econômica, principalmente no cultivo do café. Atualmente, também se destaca em setores como o turismo, a indústria e o comércio, que movimentam sua economia. 

História da cidade 

O nome Três Pontas deve-se à serra localizada a cerca de 10 km da cidade. Porém, ao longo da história, o local já chegou a ser chamado de Candongas, São Gonçalo e Nossa Senhora D’Ajuda. 

Durante o período de colonização, por volta de 1750, foram distribuídas sesmarias (glebas de terra doadas pelo rei de Portugal para fins de povoamento do território) que citavam “indo para a Serra das Três Pontas”. Esse fato comprova que o local já servia de referência naquela época, o que fortaleceu, posteriormente, a escolha do nome. 

A história de Três Pontas se confunde com a do café na região. De acordo com informações do historiador Paulo Costa Campos, publicadas em seu livro “Dicionário Histórico e Geográfico de Três Pontas (2004)”, relatos apontam que entre 1845 e 1884 já havia cultivo de café em terras locais. Com área cultivada superior a 24 mil hectares e mais de 70 milhões de cafeeiros plantados, o município já teve o título de “maior município produtor de café do mundo” e ficou conhecido como “Capital Mundial do Café”. 

Turismo em Três Pontas

O turismo é algo que sempre atraiu visitantes a Três Pontas, principalmente o turismo religioso. O Beato Padre Victor traz anualmente mais de 40 mil devotos, principalmente no dia 23 de setembro, quando é celebrada a festa litúrgica de seu aniversário de morte. E mais recentemente, o reconhecimento da Irmã Margarida como “Venerável” reforça essa vocação.

A tradição da cultura cafeeira também tem sua contribuição para a área. Aprimorada nos últimos anos, a estratégia de proprietários de fazendas centenárias da cidade é oferecer o turismo de imersão. Assim o visitante tem oportunidade não apenas de ouvir histórias ou ver fotos e paisagens, mas também de participar dos processos da colheita do café. Além de poder ficar hospedado em locais que são tombados pelo patrimônio histórico municipal. 

O distrito do Pontalete, banhado pelo Lago de Furnas, é outro local que oferece opções ao turista. Com acesso fácil em trajeto quase todo asfaltado, está localizado a 23 km da área urbana do município. No local, o visitante encontra opções de hospedagem e lazer ligados à prática de esportes náuticos e também à natureza.

*Com informações de André Silva/Viva Turismo

LEIA MAIS

O que é o festival Burning Man que deixou 70 mil ilhados nos EUA?

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress