Na última semana a Ferroviária recebeu e visitou Real Noroeste e Nova Venécia, respectivamente. Em ambos os jogos a Locomotiva saiu derrotada, visto que apresentou um futebol fraco, estando muito abaixo daquilo que a equipe pode entregar.
No primeiro encontro, a equipe grená promoveu a entrada de Rafael Costa no lugar de Tony, dando, em tese, mais amplitude e ofensividade para o meio-campo afeano. Porém, o ataque da Locomotiva foi ineficiente no encontro.
O time capixaba saiu vencendo e a Ferroviária empatou com gol de pênalti de Michel. Porém, com poucas oportunidades ofensivas, e repetindo os mesmos erros da partida contra o Bahia de Feira, a Locomotiva sofreu mais um revés no segundo tempo.
Após sair derrotada do encontro, a Ferroviária apresentou dois reforços antes de viajar para Nova Venécia: tratam-se de Matheus Santos, volante de 21 anos revelado pelo América-MG, e Victor Rangel, atacante de 31 anos com passagens por Botafogo e Santa Cruz.
Matheus é jovem e chega por empréstimo do Porto Vitória, após disputar o Campeonato Mineiro pela Patrocinense, no qual disputou 8 jogos, na maioria entrando no decorrer das partidas.
Já Victor é mais experiente e estava no Joinville para a disputa do Campeonato Catarinense, quando disputou 11 jogos e marcou três gols, com direito, também, a uma assistência. Vale ressaltar que em todas as partidas Victor começou como titular.
No segundo jogo, visitando o Nova Venécia, a Locomotiva promoveu mais algumas alterações: o meio campo seria formado por Rafael Luiz, Marquinhos, Vitinho e Thomaz, enquanto Welinton Torrão, Rafael Costa e Vitinho perderam lugar na equipe para este embate.
A Locomotiva começou bem e abriu o placar com um gol contra, após bela jogada pelo lado direito e cruzamento de Thomaz. Porém, após duas falhas defensivas, de Léo Silva e Carlão, respectivamente, a Ferroviária viu o time mandante ultrapassá-la no placar.
Com as duas derrotas, a Ferroviária está fora da zona classificatória da Série D pela primeira vez desde o dia 5 de junho de 2021, quando foi derrotada pelo Uberlândia na primeira rodada da última Série D.
A Ferroviária começou o campeonato de forma sonolenta e acabou perdendo pontos que poderão ser importantes no decorrer da fase de grupos. Se quiser livrar-se da Série D e conquistar o acesso, a equipe araraquarense deve melhorar seu desempenho e corrigir alguns erros antigos, que vem atrapalhando a equipe no torneio.