- Publicidade -
blogdatorcidaFerroviária esquece a classificação e mira o rebaixamento

Ferroviária esquece a classificação e mira o rebaixamento

O ano de 2022 se assemelha mais ao temível ano de 2017, do que ao brilhante ano de 2021.

- Publicidade -

Restando três rodadas para o fim do Estadual, Ferroviária flerta com o Z2 (Foto: Divulgação/Tiago Pavini/AFE)
Restando três rodadas para o fim do Estadual, Ferroviária flerta com o Z2 (Foto: Divulgação/Tiago Pavini/AFE)

 

Após os seis primeiros jogos no Paulistão, com um começo animador, mas que infelizmente não se manteve na sequência do campeonato, a Ferroviária, que acumulou derrotas ocasionadas por erros individuais e coletivos, briga, agora, contra o rebaixamento no Paulistão. 

- Publicidade -

Mesmo que antes do começo do campeonato a classificação fosse a meta afeana, visto o excelente desempenho no campeonato de 2021, a Locomotiva perdeu pontos importantes no campeonato e viu São Bernardo e São Paulo dispararem na briga pela classificação às quartas de finais. 

No jogo frente ao Palmeiras era óbvio que o recém vice-campeão do Mundial Interclubes era franco favorito, mas a postura e o desempenho afeanos foram inferiores às apresentadas antes no campeonato. 

A defesa, que naquele jogo foi formada por Saulo, Bernardo, Léo Rigo, Bruno Leonardo e Breno Lopes, não estava em um dia inspirado, tendo falhado algumas vezes, as quais proporcionaram ao Palmeiras marcar dois gols e sair com os três pontos de Araraquara. 

Vale ressaltar também que, naquele jogo, as alterações de Elano não foram capazes de melhorar o jogo para a Ferroviária. As entradas de Gleyson, Jhoninha e Tony não conseguiram melhorar o time para a segunda etapa. 

A Ferroviária se defendeu contra o Palmeiras, mas a arma forte da Locomotiva, que era a defesa, não foi capaz de segurar o avassalador time alviverde, fazendo com que a Ferroviária perdesse e se (re)aproximasse da Zona de Rebaixamento. 

- Publicidade -

No jogo seguinte a Ferroviária visitou a Inter de Limeira em busca da vitória. Ambos os times se encontravam em situações similares: os dois times possuíam sete pontos naquela altura do campeonato, estando mais próximos do rebaixamento do que da classificação. 

A Inter de Limeira tinha um reforço, o velho conhecido afeano Renato Cajá, que havia sido contratado antes do encontro, foi relacionado para o jogo. Porém, a Ferroviária trazia também um velho conhecido: o atacante Netto voltou a ser titular depois de cinco jogos. 

Inclusive foi dele o segundo gol(aço) da Ferroviária, que dominou o jogo por completo. Mesmo que após o gol de Bruno Mezenga, na primeira etapa, a Locomotiva tenha sofrido uma “pressão pós-gol” (muito popular em 2022 quando se trata de Ferroviária) a Inter só voltou a assustar no fim do segundo tempo, com a entrada de Renato Cajá.  

 

Ferroviária possui um jogo a menos devido ao adiamento do duelo com o Santos (Foto: Divulgação/Tiago Pavini/AFE)
Ferroviária possui um jogo a menos devido ao adiamento do duelo com o Santos (Foto: Divulgação/Tiago Pavini/AFE)

 

Com os três pontos, com direito a excelente defesa de Saulo em um 1 contra 1 frente à Ronaldo, não o Nazário, mas sim o artilheiro do Paulistão, a Ferroviária teve uma sobrevida na briga contra o descenso, mas como o Paulistão é um campeonato de “tiro curto”, tudo poderia mudar. 

E mudou, o jogo seguinte era em Itú frente ao Ituano, que estava em uma situação mais favorável no campeonato, mas não poderia perder pontos caso quisesse se classificar para as fases finais. 

Com erros defensivos individuais, a Ferroviária sofreu a maior quantidade de gols em uma partida desde a primeira derrota na Série D de 2021, em 5 de Junho de 2021, frente ao Uberlândia. A derrota por 3 a 1 fez com que a Ferroviária voltasse a flertar com o rebaixamento. 

As contas matemáticas sempre apontaram que com 12 pontos o rebaixamento era evitado no Paulistão, mas esse ano, pela disparidade de alguns times, como o Novorizontino, que somou três pontos em nove jogos, essa pontuação pode não mais valer. 

Virando a chave, a Ferroviária recebeu o Vasco pela Copa do Brasil. A Locomotiva fez o seu melhor jogo na temporada, com 59% de posse de bola e 22 finalizações, foi derrotada e eliminada na Copa do Brasil, após um gol do camisa 9 cruzmaltino Raniel. 

Esse tento não abalou a equipe grená, mas o gol absurdamente mal anulado de Tcharles, fez com que a Ferroviária precisasse de mais dois gols legais para buscar a classificação, que infelizmente não vieram.  

Ferroviária 0 x 1 Vasco - Foto: Divulgação/Ferroviária SA
Ferroviária acabou derrotada para o Vasco, por 1 a 0, pela Copa do Brasil (Foto: Divulgação/Ferroviária SA)

O próximo jogo seria contra o Santos, de Ricardo Goulart e Marcos Leonardo, mas em decorrência da forte chuva e da queda de energia, o embate foi remarcado para o dia 16 de março, ainda sem horário definido. 

A Ferroviária não faz uma boa temporada, isso é um fato. O ano de 2022 se assemelha mais ao de 2017, quando o rebaixamento foi evitado apenas na última rodada, do que ao de 2021, quando a Ferroviária teve a quinta melhor campanha de todo o estadual.

- Publicidade -
Walter Strozzi
Walter Strozzihttp://www.acidadeon.com/araraquara
Formado em Jornalismo pela Uniara (Universidade de Araraquara), Walter Strozzi é repórter no acidade on desde 2018. Anteriormente atuou na Tribuna Impressa, Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e CBN Araraquara.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -