- Publicidade -
CotidianoCientista Frederico de Marco é destaque da websérie de alunos do IQ Araraquara

Cientista Frederico de Marco é destaque da websérie de alunos do IQ Araraquara

Alunos do Instituto de Química de Araraquara fazem série sobre importantes cientistas brasileiros invisibilizados pela história
 

- Publicidade -
Websérie de Araraquara irá contar a história do cientista Frederico de Marco e outros 
Websérie de Araraquara irá contar a história do cientista Frederico de Marco e outros Websérie de Araraquara irá contar a história do cientista Frederico de Marco e outros

 

No mundo das séries é comum que pessoas famosas tenham suas vidas contadas nas telas. Hebe Camargo, Silvio, Bette Davis e em breve Ayrton Senna.

- Publicidade -

Em Araraquara, o núcleo Alquimia, do Instituto de Química da Unesp Araraquara, vai lançar uma websérie pra homenagear cientistas brasileiros, entre eles um araraquarense ilustre.

Muitos desconhecem o fato, mas o homem que criou a patente da chuva artificial é de Araraquara: o cientista Frederico de Marco criou a base do invento que hoje é utilizado em todo o planeta.

Ele e outros cientistas serão homenageados na websérie. 

LEIA TAMBÉM 

Em Araraquara, 101 mil doses da vacina estão em atraso; médicos alertam

- Publicidade -

Anvisa aprova vacina “atualizada” e uso de máscara em voos e aeroportos

DIVULGAR O CONHECIMENTO

De acordo com o professor do IQ e coordenador do grupo de expansão, Rodrigo Fernando Costa Marques, o objetivo é fazer com que mais pessoas conheçam esses cientistas.

“Nós percebemos que havia uma demanda para contar um pouco da história de cientistas brasileiros que deram grandes contribuiçãos em suas épocas e acabaram sendo esquecidos, porque poucas pessoas e poucos livros trazem essa memória. E foi com base nisso que começamos a fazer estudo sobre alguns cientistas importantes que não tinham muito conteúdo online sobre a vida deles”, aponta. 

A primeira temporada contará com quatro episódios com dois narradores, também cientistas, eles criam uma máquina geradora de multiverso, algo que tá bem na moda no momento, e trazem esses cientistas para o nosso tempo.

“A ideia é trazer esses cientistas do passado para o laboratório deles através do multiverso e assim a história se desenrola. E vamos contando a história de dois importantes cientistas, sendo o primeiro o Frederico de Marco”, disse. 

 

Lucas Henrique Pereira interpreta o cientista Frederico de Marco (Foto: Divulgação)
Lucas Henrique Pereira interpreta o cientista Frederico de Marco (Foto: Divulgação)

CIENTISTA ARARAQUARENSE 
Um desses cientistas que vai chegar aqui pelo multiverso é o araraquarense Frederico de Marco. Ele será interpretado pelo estudante Lucas Henrique Pereira, que assim como o homenageado também é de Araraquara.

“Eu comecei a pesquisar bastante sobre a história de Frederico que é um araraquarense que eu não conhecia e eu mesmo sou araraquarense. Eu sempre via na TV como as pessoas fazem chuva, jogando soluções de sais no céu e não sabia que era um mérito de um araraquarense. Então eu comecei a pesquisar, principalmente para ver como esram os trejeitos do Frederico, um homem sério, 
Foi grande desafio interpretar um cara que era sério. Mas tudo deu certo, vasculhei jornais antigos e PDFs que nunca imaginei que abriria”, apontou.

CIENTISTA NEGRA
Outra homenageada da websérie será Enedina Marques.  Primeira engenheira negra do Brasil,  ela sofreu por ousar ter uma profissão que fugia do comum nos 1940.

A cientista teve um papel muito importante na construção de hidrelétricas, mas infelizmente também acabou relegada.

No trabalho de resgate proposto pela websérie, a cientista será homenageada pela estudante de farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, Ana Laura Dias Ramos.

Ana Laura Dias Ramos interpreta a 1ª cientista negra do Brasil, Enedina Marques (Foto: Divulgação)
Ana Laura Dias Ramos interpreta a 1ª cientista negra do Brasil, Enedina Marques (Foto: Divulgação)

“Logo de cara já me apaixonei por ela. porque eu nunca tinha lido sobre referências negras do passado. E assim que li o artigo dela , a sua história e luta, vi o quanto é importante esse retorno ao passado, inclusive é  muito importante para todas as minorias. Eu entendi tudo o que ela passou e todos meus antepassados passaram. Isso me deixou mais forte porque agora é um cenário totalmente diferente e me deixou mais disposta a lutar”, contou. 

 

 

 

A websérie conta ainda com outros alunos atuando, além do trabalho de uma equipe técnica. 

Os episódios serão disponibilizados em março de 2023 de graça no canal do núcleo no Youtube e também serão exibidos no Cine Lupo.

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -