- Publicidade -
CotidianoIndústria diz que não polui córrego de Araraquara; MP concorda

Indústria diz que não polui córrego de Araraquara; MP concorda

Documentos apresentados pela empresa e laudo da Cetesb atestam que não há despejo irregular em córrego

- Publicidade -

 

Moradores no entorno de córrego reclamam do mau cheiro da água (Foto: Fernando Baldassari/CBN Araraquara)

- Publicidade -

A indústria de Laticínios Bela Vista, responsável pela marca Piracanjuba, apresentou documentos que comprovariam não existir qualquer tipo de despejo irregular de efluentes no córrego que corta os bairros Santa Júlia e Yolanda Ópice, na zona leste de Araraquara. 

Moradores do entorno têm reclamado do mau cheiro proveniente do córrego e responsabilizado a indústria de laticínio que fica próxima ao local. Inclusive, um abaixo-assinado foi organizado e entregue ao Ministério Público. 
 
 
VEJA TAMBÉM 
 
Empresa é autuada por emissão de resíduo em córrego de Araraquara
 
Laudo pode apontar origem da poluição em córrego de Araraquara

Os documentos foram apresentados por advogadas da empresa à Promotoria do Meio Ambiente do MP e à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em encontro na manhã da última sexta-feira (05). 

De acordo com o MP, a análise da coleta de água realizada pela Cetesb também comprovou que não há poluição das águas. 

Segundo a Piracanjuba, o odor sentido pelos moradores seria por conta de uma obra na estação de tratamento de efluentes da fábrica que passa por uma ampliação. A empresa se comprometeu a fazer uma cobertura no local para conter a emissão dos gases que provocam o mau cheiro. 

- Publicidade -

Durante o encontro representantes do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) afirmaram que houve um extravasamento de rejeitos que foram parar no córrego. Porém, a falha teria sido pontual e já foi corrigida. 

O Ministério Público já recebeu o abaixo-assinado feito pelos moradores e deve continuar acompanhando a situação. Entre 30 e 40 dias a empresa deve apresentar um relatório à Cetesb sobre as obras implementadas, com cópia ao MP. 

Em nota recente, a empresa Laticínios Bela Vista, havia informado que as obras de melhorias já começaram e seguem todos os cronogramas enviados à Cetesb. Ainda segundo a indústria, a estação de tratamento de esgoto está funcionando normalmente. 
 
 
LEIA MAIS  
 
Sherlock Holmes: The Awakened ganha trailer inédito

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -