O prefeito Edinho Silva (PT) afirmou que a situação da dengue em Araraquara é gravíssima. Ele utilizou as redes sociais, neste sábado (2), durante mutirão de limpeza na zona norte da cidade.
Na última quinta-feira (31), a secretaria de Saúde atualizou o número de casos da doença, subindo para 1.970 confirmações no ano, incluindo seis mortes.
“Todos sabem que estamos vivendo uma epidemia de dengue, e a situação é grave, gravíssima”, disse.
Ao lado da secretária de Saúde, Eliana Honain, Edinho Silva voltou a destacar que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, e que a população deixou de fazer a prevenção em meio à pandemia.
“Com medo da pandemia, muitas residências não permitiram que nossos agentes entrassem para fazer o trabalho preventivo. Esse receio gerou hoje uma situação grave que é o aumento dos criadouros e, por consequência, o aumento de larvas e mosquitos”, afirmou.
O prefeito de Araraquara também anunciou novos mutirões para os próximos sábados, mas, ressaltou que nenhuma medida vai surtir efeito sem o apoio da população. “Nós temos condições de tirar a cidade dessa situação, mas só mutirão não resolve, nós precisamos que você faça a sua parte”, pediu. “Abra sua casa, permita a entrada dos agentes”, completou.
Durante a transmissão, Edinho Silva destacou a reestruturação nas unidades de saúde, como Hospital de Campanha e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para atender pacientes com dengue ou com suspeita da doença.