O enxame de abelhas que atacou pelo menos 30 pessoas, no Centro de Américo Brasiliense, foi exterminado na noite do último sábado (6). Uma das vítimas, um idoso de 66 anos, segue internada.
O ataque ocorreu na manhã da última sexta-feira (5), na Rua Ribeiro de Barros, ao lado da Caixa Econômica Federal e próximo à prefeitura. Cerca de 10 mil abelhas estavam no forro de uma residência.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Valmir Lupe, os insetos ficaram alvoroçados em um raio de aproximadamente 100 metros da colmeia. “Quando chegamos aqui, tinham pessoas correndo para todos os lados, com várias pessoas atacadas“, disse à EPTV.
A dona de casa, Maria Júlia Correa, contou que o marido havia estacionado a moto para ir ao banco quando foi atacado. “Não deu tempo nem de ele tirar o capacete, já veio o enxame de abelha. Ele correu para o posto [de combustível que fica ao lado], os meninos jogaram bastante água. Quando ele entrou em uma casa de ração vizinha, já estava muito mal“, disse.
O idoso sofreu uma reação alérgica e foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Estadual de Américo Brasiliense. Como está melhor, ele deve receber alta médica na segunda-feira (8).
Após o ataque, a Defesa Civil do município e um apicultor de Araraquara foram acionados para retirar as abelhas, que foram exterminadas na noite do dia seguinte com o apoio do Corpo de Bombeiros.
O coordenador da Defesa Civil orientou a população a não agredir o inseto em casos parecidos. “Não agredindo, eles não vão agredir ninguém. Se ela voar em volta, não agrida, ignore. Se você ataca uma para se defender, todas as outras vão atacar”, explicou.
Neste momento, o trânsito no local já foi liberado e flui normalmente. (Com informações da EPTV)