Após seis anos de tratativas, a jornada de trabalho dos servidores da enfermagem será reduzida de 36 para 30 horas semanais, em Araraquara. A medida entra em vigor em 19 de outubro, após acordo firmado entre o sindicato dos Servidores Municipais (Sismar) e a Fundação Gota de Leite (FunGota).
Cerca de 450 funcionários que atuam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e na maternidade Gota de Leite serão beneficiados.
Além da redução, os servidores da saúde que atuam nas UPAs em plantão de 12 horas passam a receber vale-refeição no valor de R$16. Antes, marmitas eram fornecidas aos trabalhadores.
VEJA TAMBÉM
Universidades estudam resultado do combate à covid em Araraquara
Araraquara chega a 86.287 casos de covid-19 e 714 óbitos
“A redução traz qualidade de vida, mais tempo com a família. A maioria da enfermagem trabalha em dois emprego, são mães, que vão poder ter mais tempo com os seus filhos”, defendeu a secretária geral da Saúde do Sismar, Isabel Cristina Dias, em entrevista à Rádio CBN.
Segundo ela, a mudança é resultado de uma luta de seis anos para regularizar uma prática que já acontecia no município há 20 anos, com exceção dos servidores da FunGota.
O acordo também regularizou o horário de descanso dos médicos, que trabalham como horistas, por plantão.
De acordo com procurador-geral da fundação, Ernesto Gomes Esteves Neto, as discussões foram retomadas em dezembro do ano passado, viabilizando a nova jornada para todos os empregados, com exceção dos médicos.
Segundo ele, os parâmetros para implementação já foram estabelecidos. “A partir da celebração do acordo foi inaugurada uma nova fase de relacionamento com servidores, e com o sindicato, mantendo diálogo permanente para solução das demandas que vão surgindo com o passar do tempo”, avaliou. (Com informações da CBN Araraquara)
LEIA MAIS