- Publicidade -
Cotidiano'Ajude Valentina': Campanha busca por doador  de medula para criança de 4 anos

‘Ajude Valentina’: Campanha busca por doador  de medula para criança de 4 anos

Criança de 4 anos tem Aplasia medular severa e precisa de transplante para ter uma vida normal

- Publicidade -

Procura-se um doador! Diagnosticada com aplasia medular severa no último mês de julho, Valentina Vieira Fasanella, de 4 anos, aguarda por transplante de medula óssea, para ter maior qualidade de vida.

A pequena está internada desde 7 de julho no Hospital Amaral Carvalho, onde recebe diariamente medicamentos imunossupressores – uma das formas para controlar a anemia grave e o baixo número de plaquetas.

- Publicidade -

Desde a descoberta da doença, a família da garotinha deu início a campanha ‘Ajude Valentina’.

“Vimos a necessidade de fazer um campanha para achar um doador para minha filha, devido a dificuldade de achar um doador compatível. Mas a ideia é ajudar não apenas ela, mas todas as crianças que aguardam na fila do transplante de medula”, explica a mãe da garota, Iara Cristina Vieira da Silva, 39 anos.

VEJA TAMBÉM

Setembro chega ao fim com pancadas de chuva e temperaturas elevadas em Araraquara

Prefeitura de Araraquara tem nova troca no comando da Chefia de Gabinete

A DESCOBERTA

- Publicidade -

De acordo com Iara, a filha sempre foi uma criança ativa, ia para a escola e brincava normalmente, até que surgiram hematomas roxos pelo corpo e pintas vermelhas. “Eu pensei que era uma alergia e levei ela no pronto atendimento, em Araraquara. Eles fizeram um hemograma e tinha dado três mil plaquetas. Ela foi transferida para Jaú, onde fez um exame de medula e foi diagnosticada com Aplasia medular severa, que é falência da medula óssea. Desde então, ela segue internada”, explica.

Ainda de acordo com a mãe, essa é uma doença rara e de difícil diagnóstico, que só tem cura por meio de transplante. Enquanto isso não acontece, Valentina precisa ficar no hospital fazendo tratamento para controlar a doença.

“Eu precisei parar de trabalhar para ficar com ela no hospital. A Valentina não pode correr, pular, frequentar escola e fazer atividades que ela adorava, como dançar balé e fazer natação”, explica a mãe.

Quem desejar fazer o teste de compatibilidade para fazer a doação, deve ter entre 18 e 35 anos e procurar o hemonúcleo de Araraquara para fazer um exame rápido.

O hemonúcleo de Araraquara fica na Avenida da Saudade, 58, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo 3301-6102.                                                                                                                                                                    

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -