- Publicidade -
CotidianoAlunas de Medicina de Araraquara criam livro para motivar crianças com câncer

Alunas de Medicina de Araraquara criam livro para motivar crianças com câncer

‘Meu Amigo Caranguejo’ foi desenvolvido para apoio emocional de crianças em tratamento oncológico por um grupo de estudantes do sexto ano de Medicina da Uniara

- Publicidade -

Uma criança de 6 anos, que adora seu cachorro, jogar futebol. Juca é um menino comum de cabelos castanhos que tem a vida virada de ponta cabeça quando descobre um câncer e precisa iniciar o tratamento.

Essa é a premissa de ‘Meu Amigo Caranguejo‘ livro desenvolvido para apoio emocional de crianças em tratamento oncológico por um grupo de estudantes do sexto ano de Medicina da Uniara (Universidade de Araraquara).

- Publicidade -

O drama do personagem Juca é semelhante ao de 12 mil pequenos pacientes, entre 1 e 19 anos, que anualmente são diagnosticados com algum tipo de câncer no país. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

“Criamos o livro para ajudar as crianças suportarem todo esse momento difícil, tentar entender um pouco o que está acontecendo e também levar um pouco de mágica para essas crianças conseguirem passar por todo o processo de exame, de diagnóstico e de que ele vai ser um super-herói”, disse Sophia de Andrade Cavicchioli, de 24 anos, integrante do projeto.

Livro infantil ‘Meu Amigo Caranguejo’ foi desenvolvido por estudantes de Medicina de Araraquara (Foto: Reprodução)

Além da pesquisa sobre biblioterapia, a história e ilustrações foram todas criadas pelas estudantes, as alunas Sophia de Andrade Cavicchioli, Isabella Dourado Sancanari, Anielle Bergamo, Thaís Porteiro. Depois de oito meses, o trabalho foi lançado no último dia 13 de maio.

Fazia as ilustrações quando sobrava tempo no plantão da Santa Casa. Levava pra cima e pra baixo o caderninho, sentava em qualquer cantinho

contou Sophia

O Caranguejo

Caranguejo Cancan é o guia de Juca (Foto: Reprodução)

Durante as pesquisas o grupo percebeu que a descoberta de um câncer, a rotina de exames e a nova realidade no
hospital pode ser um processo muito angustiante e confuso para as crianças pacientes oncológicas. A biblioterapia, com leituras e brincadeiras possuem um impacto positivo no bem-estar dos pequenos pacientes.

Com isso escolheram o Caranguejo Cancan como um guia para explicar ao menino Juca sobre sua situação de saúde. Mas o animal não foi escolhido por acaso.

- Publicidade -

“É o símbolo do câncer, vem da palavra karkinos que é caranguejo em grego. Eles (os gregos do período clássico) correlacionavam as patas do caranguejo com as ramificações do tumor”, explicou Sophia.

Próximos passos

Juca é o principal personagem do Livro infantil ‘Meu Amigo Caranguejo’ (Foto: Reprodução)

Desde o seu lançamento, o grupo tem recebido diversos feedbacks positivos. Agora, a missão é encontrar apoiadores e patrocinadores para impressão de exemplares físicos.

“Estamos recebendo vários feedbacks sobre pacientes, é bem bonito. Eu acho que na medicina não tem alguém que não se solidarize pelo tema da Oncologia. Vemos muito sofrimento dos pacientes e familiares.”

Por enquanto, o material está disponível gratuitamente para download na página do projeto.

“A nossa vontade mesmo é que os profissionais da saúde de todas as regiões consigam baixar o material e levar o livrinho para seus atendimentos”, disse Sophia.

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -