- Publicidade -
CotidianoAlunos de escola na Vila Xavier utilizam quadra sem cobertura desde 2014

Alunos de escola na Vila Xavier utilizam quadra sem cobertura desde 2014

Em dias de altas temperaturas, estudantes são obrigados a realizar atividades em outros espaços da escola, como o pátio

- Publicidade -

Desde 2014, cerca de 1,2 mil estudantes da Escola Estadual Dorival Alves, na Vila Xavier, em Araraquara, praticam ativididade física embaixo de sol e chuva. Há quase 10 anos, a cobertura da quadra de esportes foi retirada e não foi recolocada.

“É difícil, poucas pessoas participam [das aulas] porque é desgastante […] Quando chove, no dia seguinte, principalmente, fica cheio de poça por mais que não esteja chovendo”, disse a estudante Bianca Siqueira em entrevista à EPTV.

- Publicidade -

Como tentativa de solucionar o problema, alunos e profissionais da escola enviaram uma carta cobrando providências à secretaria estadual de Educação, mas ainda não tiveram retorno. O pedido também foi encaminhado ao Ministério Público do Estado.

“Nem se a gente quisesse [utilizar a quadra] porque é questão de saúde. Se a gente tentar fazer alguma coisa na quadra, pega ensolação, a pressão cai e fica muito mal“, contou a estudante Fernanda Nogueira.

Por isso, em dias de altas temperaturas, os estudantes realizam atividades em outros espaços da escola, como o pátio.

Mas, Márcio Porto, que é pai de aluno da escola, não concorda com a medida. “Eles têm que usar o pátio, só que lá tem banco, o refeitório, ou seja, atrapalha a dinâmica da aula e também traz um certo risco para quem está atividade física”, avaliou.

Para Eliane Siqueira, mãe de aluna, substituir a quadra pelo pátio também prejudica os alunos que não estão em sala de aula. “Atrapalha também os outros alunos que estão em aula. Então, está prejudicando, inclusive, a saúde mental deles“, disse.

- Publicidade -

Procurada pela EPTV, a secretaria estadual de Educação informou que está avaliando o pedido de cobertura e que a análise é feita com base em prioridade, nível de complexidade e dinheiro disponível.

Ainda segundo a secretaria, a orientação é realizar atividades internadas das 10h às 16h, em dia de altas temperaturas.

O Ministério Público confirmou que está acompanhando o caso e disse que pediu informações à Diretoria Regional de Ensino sobre as condições da quadra.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -