De uma ponta a outra, a Praça João Batista Scaliarini, no Parque Alvorada, em Araraquara, tem aproximadamente 160 metros. Neste trecho, tem campo de futebol, quadra e parquinho para crianças, mas tudo com problemas.
Ali é possível encontrar alambrados arrancados, calçada danificada e muros quebrados. No parquinho, os brinquedos estão enferrujados e a areia suja. Já na quadra falta a cesta para quem joga basquete.
A praça que fica na Rua Antônia Benedita Cendon foi inaugurada em maio de 2006. A informação está em uma placa que também foi vandalizada.
Minha filha fica trancada em casa, nunca usou [o parquinho]. As crianças do bairro não utilizam porque a areia é velha e os brinquedos estão quebrados”, disse a agente administrativo Viviane Ferreira, de 36 anos.
VEJA TAMBÉM
Onda de violência assusta Matão; Estado diz que está atuando
Sem gás de cozinha e alimentos, família de Araraquara pede socorro
Segundo ela, adultos costumam jogar futebol no campo, mas falta o lazer para as crianças. “Fica uma parte abandonada que é o lazer que foi prometido há muito tempo e também é perigoso uma criança cair no buraco porque não tem a proteção da grade”, completou.
Os moradores disseram que até o início desta semana também faltava iluminação, já que a fiação tinha sido furtada. Este problema foi parcialmente resolvido.
“Precisa de uma melhoria em geral”, comentou a diarista Andreia Luciana Marcos, 49.
A moradora disse ainda que não permite que os netos frequentem a praça. “Tem que trocar areia, tem animais que sujam, e os brinquedos estão abandonados e a maioria das crianças é pequena”, completou.
Além dos problemas estruturais, existe ainda lixo descartado irregularmente, como garrafas e até pares de calçados e roupas. O mato foi capinado recentemente.
Para Virginia Reis, 71, que há quase 30 anos mora no bairro, o problema da praça é o vandalismo.
Tudo vandalismo: roubam e levam embora, igual aconteceu com a luz. A gente que mora neste lugar precisa de policiamento”, pediu.
FALA, PREFEITURA
Procurada, a secretaria de Obras e Serviços Públicos informou que a zeladoria e limpeza da área de lazer, além da manutenção da iluminação, já está no cronograma das equipes. “Já a secretaria municipal de Esportes e lazer, responsável pelos demais reparos e manutenção, vai enviar uma equipe ao local para avaliar a situação e providenciar os serviços necessários nas próximas semanas”, disse em nota.