A cidade de Américo Brasiliense realiza a sanitização dos principais pontos de concentração de pessoas. O cronograma do serviço prevê ações em hospitais, bancos, lotéricas, farmácias e órgãos públicos até sexta-feira (5).
Segundo o coordenador de serviços do departamento de Vetores e Zoonoses, Ronaldo Franco, essa é uma estratégia da administração para complementar os cuidados que devem ser tomados pela população, como uso de máscara e álcool em gel.
Durante as aplicações, o produto usado na sanitização é a amônia quaternária, um biocida altamente tóxico contra fungos, bactérias e vírus. O produto não faz mal à saúde humana.
Em meio ao crescimento de casos e mortes na cidade, há aumento de 43% também na procura por teses de covid-19, segundo a secretaria da Saúde.
Na última atualização, feita terça-feira (2), o município contabilizava 1.368 infectados, sendo que somente 321 foram em janeiro.
“Isso veio das festas de fim de ano e isso é uma cadeia, onde um se contamina, chega em casa contamina os demais e as vezes as crianças que são assintomáticas que levam para o avô, a tia, irmã, irmão e aí acaba complicando os casos”, afirma Eliana Marsilli, secretária da Saúde.
Sem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no município e 18 unidades de enfermaria, pacientes com maior complexidade são transferidos para outras cidades e, na avaliação da Prefeitura, a sanitização é mais uma ação para evitar o contágio da doença.