Em frente ao Parque Infantil, na rua Padre Duarte ( rua 4), uma linda arara azul e amarela encanta quem caminha por ali.
Olhares mais atentos já devem ter percebido a presença de Sofia, uma arara Canindé que fica em um viveiro de pet shop local.
Sofia é uma ave legalizada e tem oito anos. Desde que nasceu é criada pelo tosador Maicon Roberto Correia, 42 anos, proprietário de uma clínica de estética animal.
“Eu sempre quis ter uma arara e comecei a procurar, existem vários criadores no Brasil, lojas que vendem, e é tudo legalizado. Fiz muita pesquisa porque é um animal que vive até 80 anos em cativeiro”, comentou.
Maicon reforçou que se planejou bastante antes de comprar a arara, que custa entre R$ 10 a R$ 15 mil.
Os gastos com a ave são altos, desde ração específica a um ambiente que acolha as suas necessidades, como um viveiro com troncos de árvores, cordas e brinquedos pets. Além disso, tem todo o aspecto da dedicação atemporal, pois é um animal que pode viver muito mais que o tutor.
“É preciso pensar muito antes de comprar uma arara, é uma dedicação muito grande, não é um animal tão fácil, dá muito trabalho, elas destroem tudo, aprontam, gritam, e são temperamentais. Você tem que saber manejar, não é só comprar o animal”, avaliou.
Quando chegou pequenininha, aos quatro meses, Sofia só comia papinha. Hoje além da ração super premium, ela também come frutas. Banana, mamão, maçã e uva sem semente são as frutas preferidas.
Mas, e semente de girassol? Maicon explicou que é como uma recompensa pois não é uma alimentação completa.
A ave gosta muito de brinquedos pets, como garrafas, bolinhas e pauzinhos. “Ela adora brincar de destruir as coisas “, riu Maicon.
BALADEIRA
Sofia passa 24 horas com Maicon: vai ao trabalho com ele diariamente, ao shopping, e até em bares e restaurantes onde é permitida.
“Ela não fica sozinha de forma alguma, sempre está comigo. Se eu vou viajar e ela pode ir eu levo junto. Vamos ao shopping, bares, ela foi criada dessa forma. Vamos a eventos, ficamos perto de gente, ela interage muito com o ambiente”, comentou.
Como Maicon adestrou a ave desde pequena, ela não voa e tem as unhas sempre aparadas.
“Eu adestrei desde pequena, então ela deixa cortar unha, cortar asas. Aliás, ela já levanta a asa para eu cortar ou tirar sangue quando faz exames”, contou.
BICHO ESPERTO
Maicon contou que Sofia é muito inteligente. Ela consegue até destrancar uma porta e resolver alguns problemas domésticos, como abrir potes.
“Ela tem uma inteligência fora do comum, resolve muitos problemas, como abrir um pote, abrir uma tampa, ela abre portas, consegue girar a chave da porta trancada, tudo com o bico”, disse.
Esperta como ela é, sabe também dos horários de Maicon, desde quando acorda até os finais de semana, quando o tutor quer descansar até mais tarde.
“Em casa ela sabe nossos horários, meu marido levanta mais cedo e eu mais tarde, assim que eu coloco o pé no chão ela já me chama. E de final de semana ela não chama, sabe que acordo mais tarde e não fala nada. É muito inteligente”, apontou.
Fora a arara Canindé, Maicon tem mais dois gatos e quatro cachorros em casa. Todos vivem em harmonia, tanto que um dos gatos dorme no poleiro da Sofia que tem um quarto só para ela.
Sofia adora cantar e é bem faladeira. “Pai, “cadê você”, “bom dia”, são algumas das frases que mais fala.
“Ela manda os cachorros calarem a boca, e entende tudo o que diz, não está falando por repetição”, disse o tutor.
CIUMENTA
O tosador contou que Sofia é apaixonada por ele, e é muito ciumenta com seu marido ou animais novos pelo pedaço.
“Ela forma um casal com você, no meu caso eu sou o marido dela e ponto final. Agora na época de acasalamento fica extremamente ciumenta comigo”, contou aos risos.
Apesar de todo esse amor, Sofia também tem seus repentes e já destruiu o rádio do carro.
“Ela destrói paredes, poleiro, já arrancou o rádio do carro. Quando está comigo no carro ela fala “Fiu fiu” pelas ruas, por ande ela passa chama a atenção”, lembrou.
No Ano Novo, Maicon foi viajar e deixou a ave com a sua mãe, mas ele confessou que foi um tanto difícil.
“Agora no Ano Novo ela ficou com a minha mãe em Araraquara, mas é um parto para deixar, porque ela grita meu nome, me chama de pai, fica desesperada”, contou.
LEGALIZADA
Maicon reforçou a importância de comprar animais legalizados. Mas muita gente que vê a Sofia na vitrine do pet shop não sabe que a arara é legalizada e até a Polícia Ambiental já foi chamada.
“Quando você compra o animal legalizado, a loja que te fornece uma nota fiscal onde vem o número de anilha, o nome do criador. Vem no meu nome, tudo certinho e não preciso de autorização do Ibama para comprar, porque comprei de um criador”, explicou.
Para ele ainda falta muita conscientização das pessoas que compram aves do tráfico de animais.
“As pessoas precisam se conscientizar que não deve comprar a ave do tráfico de animais. Se comprar um não legalizado ele vai ser levado embora, e quem sofre mais é o bichinho, e você colabora para que esse crime continue”, lembrou.
Maicon lembrou também que apesar de ser linda, a arara dá muito trabalho, e que antes de comprar uma ave é preciso rever o tempo disponível para cuidar do bichinho.
“Não adianta comprar porque é bonito. A arara Canindé é muito linda mas a bagunça que faz é imensa, quem tem uma calopsita sabe a bagunça que elas fazem, agora imagina uma arara? Eu tenho tempo e me dedico para ela, ela é um filho para mim”, conclui.