O Dia Mundial da Síndrome de Down é comemorado nesta terça-feira (21). A data faz referência a alteração cromossômica que faz com que as pessoas com essa condição genética tenham três, e não dois cromossomos 21.
No último domingo (19), Araraquara realizou no Parque Infantil a “CaminhaDown”, uma caminhada em referência à data, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2012.
O evento foi realizado por familiares do Instituto Conviva Down e parceiros. Show com DJs, Carreta Furacão, Equipe Bricho Grilo e Grupo Edulelá comandaram a festa, que também teve a participação dos vereadores Alcindo Sabino (PT) e Filipa Brunelli (PT).
VEJA TAMBÉM
Família de Araraquara mantém tradição com receita de pão francês
Luvas ecologicamente sustentáveis são desenvolvidas pela Unesp Araraquara
LUTA E CONSCIENTIZAÇÃO
A professora Camila Ferreira é membro de diretoria do Instituto Conviva Down e comentou sobre a importância da mobilização.
“Além de ser uma data representativa devido à condição genética da pessoa com síndrome de Down, é também um dia de muita luta, conscientização e principalmente muito respeito”, apontou.
Para ela, Araraquara é uma cidade inclusiva, com os espaços sendo cada vez mais ocupados por pessoas com síndrome de down.
“As pessoas com síndrome de Down tem sido cada vez mais incluídas e respeitas em Araraquara. Através do Instituto Conviva Down e outras instituições da cidade, as pessoas com síndrome de Down têm ganhado espaço e sido vistas. Hoje temos pessoas com SD trabalhando, estudando, namorando e principalmente vivendo e sendo felizes”, avaliou.