Araraquara realiza até o dia 17 de março o cadastro para castração de animais gratuita em vários bairros da Zona Leste.
O serviço pode ser solicitado na região do Parque São Paulo, e envolve os bairros Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.
A castração é um dos serviços gratuitos disponíveis no programa “Prefeitura nos Bairros”, e o procedimento resulta em diversos benefícios para os animais.
VEJA TAMBÉM
Carro invade mercado e deixa mulher ferida em Araraquara
Comitê discute liberação do uso da máscara no transporte coletivo de Araraquara
CADASTRAMENTO
O cadastro para castração de animais é disponibilizado no atendimento social, que também opera de terça a sexta-feira, das 8h30 às 13h30.
Nessa região atendida no momento, o atendimento é oferecido no quiosque ao lado da Unidade de Saúde da Família (USF) Gustavo de Moraes Júnior, também até o dia 17 de março.
Para fazer a castração de seu animal, o interessado deve levar cópia de RG, CPF, comprovante de endereço e o comprovante de renda, que deve ser de até três salários mínimos.
A coordenadora de Bem-Estar Animal da Prefeitura, Carol Mattos Galvão, falou sobre a importância de fazer com que as pessoas conheçam esse trabalho.
“É importante levar esse serviço para os bairros porque algumas pessoas não o conhecem ou não têm a facilidade do deslocamento, então é realmente uma forma de torná-lo acessível a todos os munícipes da cidade que tenham renda de até três salários mínimos”, comentou.
BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO
A castração é uma medida que previne várias doenças, entre elas o câncer de mama e a piometra na fêmea e o câncer de próstata no macho. Diminui a demarcação de território e o instinto de fugir, além de fazer um controle populacional, evitando mais animais nas ruas.
Ao serem castrados, os animais também são chipados, ou seja, os tutores ficam com o cadastro no chip do animal e, no caso de qualquer intercorrência, esse tutor é identificado e devidamente responsabilizado.
Vale destacar que algumas raças não são castradas pela Prefeitura por conta da anestesia.
“São raças braquicefálicas [animais com o focinho achatado] como shih tzu, buldogue, pug, por exemplo, e outras como husky siberiano, pastor alemão e golden retriever. A prioridade da castração é dos vira-latas e a castração é feita em cães de até oito anos de idade”, completa Carol, que acrescenta que todas as informações sobre o assunto são passadas no próprio atendimento social.
A Prefeitura disponibiliza 260 castrações por mês.
No Paço Municipal, o cadastro também pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, enquanto no Parque do Pinheirinho, o serviço é oferecido nos mesmos dias, das 7h às 15h.
O cadastro para a castração também pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, nos Postos de Atendimento da Vila Xavier (Av. Francisco Vaz Filho, 2049, Jardim Tabapuã) e do Selmi Dei (Rua Dr. José Logatti, 1008, Jardim Adalberto Roxo I).
LEIA MAIS