- Publicidade -
CotidianoAraraquara oficializará Casa SP Afro Brasil na Vila Xavier

Araraquara oficializará Casa SP Afro Brasil na Vila Xavier

Assinatura da parceria será feita em evento no Memorial da América Latina, na capital paulista

- Publicidade -

Araraquara terá Casa SP Afro Brasil na Vila Xavier

 

- Publicidade -

 

 

Neste sábado (13), o Memorial da América Latina, em São Paulo, receberá o evento “Fórum SP Afro Brasil 2021”, onde será assinado o documento que oficializa a implantação da Casa SP Afro Brasil para Araraquara.  

Para a construção da unidade, a Prefeitura destinará uma área de 1.024 m² na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, na Vila Xavier, enquanto a obra ficará sob a responsabilidade do Governo do Estado.

A Casa SP Afro Brasil é uma iniciativa do governo estadual para implantar equipamentos destinados ao reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, bem como para promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, cidadania e enfrentamento ao racismo. Seu objetivo é promover a realização de atividades de desenvolvimento regional e socioeconômico por meio de programas de afroempreendedorismo, geração de trabalho e renda, atração de investimentos junto às instituições financeiras e qualificação profissional, cursos de gestão na área de beleza negra, moda afro, assim como oficinas culturais de samba, funk, hip hop, capoeira e dança afro, gastronomia com comidas típicas da culinária negra, ensino de história e cultura afrobrasileira, serviços de inclusão, proteção e promoção social, programas de saúde integral da população negra e atendimento do programa São Paulo contra o racismo. 

- Publicidade -

LUTA ANTIRRACISTA

A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara, Alessandra Laurindo, falou sobre a importância da obra. 

“Estamos muito felizes em receber esse espaço, pois agora o Centro de Referência Afro Mestre Jorge terá uma sede própria. Temos um acordo com o Governo do Estado onde as Políticas de Combate ao Racismo serão desenvolvidas conjuntamente nesse espaço. A Prefeitura de Araraquara fez um esforço para que a área onde será construída seja de fácil acesso e no coração da Vila Xavier, local de simbolismo muito forte para a comunidade negra araraquarense. É uma grande conquista, fruto de uma construção coletiva entre o Centro de Equidade Racial do Estado e o respeito pela luta negra da cidade”, avaliou.

O encontro deste sábado na capital paulista tem como propósito dialogar com os municípios, conectar ações e propor novos caminhos e políticas públicas por meio do afroempreendedorismo, além de reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira. Estarão presentes ao evento os conselhos municipais, órgãos de promoção da equidade racial, coletivos, ONGs, associações e a sociedade civil. A programação contará com a participação de autoridades estaduais, municipais e a apresentação de temas de interesse de toda a população, como: palestra sobre as religiões de matriz africana; painel sobre empreendedorismo afro; apresentações artísticas (canções, poemas); desfile de moda e beleza afro; roda de samba, além da apresentação de novas ações do Governo do Estado.

PROGRAMAÇÃO EM ARARAQUARA

Vale destacar que durante este mês de novembro, a Prefeitura de Araraquara, através da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, oferece a programação “Araraquara, Morada do Sol e não do racismo”, que tem o objetivo de combater amplamente o racismo estrutural existente, bem como o racismo institucional que ainda ocorre em diversos espaços.

Para além de despertar para reflexão, a ideia da programação é envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.

A programação conta com diversas atrações que visam reforçar que a participação de todos é fundamental para que se compreenda que só alcançaremos uma sociedade antirracista a partir do momento que cada um fazer sua parte. 

A agenda será composta ainda por palestras em escolas públicas (dia 17), entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares (dia 17), Fórum “Meio ambiente e Religiosidades Africanas” (dia 18), 15ª Marcha da Consciência Negra (dia 20), Black Family Party (dia 20), apresentação do TCC dos alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Uniara com o tema “Centro de Referência Afro Mestre Jorge” (dia 22), palestra “Esporte e Negritudes: a tarefa de ser atleta negro e referência” (dia 24), show com Décio Luiz (dia 26), show com Chrigor (dia 28) e Dia do Samba “Aplausos à todos os sambas” (dia 3 de dezembro). Os shows de Délcio Luiz e Chrigor são espetáculos promovidos por parceiros e não pela própria Prefeitura, por isso a entrada será por adesão.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -