Neste sábado (13), o Memorial da América Latina, em São Paulo, receberá o evento “Fórum SP Afro Brasil 2021”, onde será assinado o documento que oficializa a implantação da Casa SP Afro Brasil para Araraquara.
Para a construção da unidade, a Prefeitura destinará uma área de 1.024 m² na Avenida Paulo da Silveira Ferraz, na Vila Xavier, enquanto a obra ficará sob a responsabilidade do Governo do Estado.
A Casa SP Afro Brasil é uma iniciativa do governo estadual para implantar equipamentos destinados ao reconhecimento e valorização da história e cultura afro-brasileira, bem como para promoção de políticas públicas de desenvolvimento social e econômico, justiça, cidadania e enfrentamento ao racismo. Seu objetivo é promover a realização de atividades de desenvolvimento regional e socioeconômico por meio de programas de afroempreendedorismo, geração de trabalho e renda, atração de investimentos junto às instituições financeiras e qualificação profissional, cursos de gestão na área de beleza negra, moda afro, assim como oficinas culturais de samba, funk, hip hop, capoeira e dança afro, gastronomia com comidas típicas da culinária negra, ensino de história e cultura afrobrasileira, serviços de inclusão, proteção e promoção social, programas de saúde integral da população negra e atendimento do programa São Paulo contra o racismo.
LUTA ANTIRRACISTA
A coordenadora de Políticas Étnico-Raciais de Araraquara, Alessandra Laurindo, falou sobre a importância da obra.
“Estamos muito felizes em receber esse espaço, pois agora o Centro de Referência Afro Mestre Jorge terá uma sede própria. Temos um acordo com o Governo do Estado onde as Políticas de Combate ao Racismo serão desenvolvidas conjuntamente nesse espaço. A Prefeitura de Araraquara fez um esforço para que a área onde será construída seja de fácil acesso e no coração da Vila Xavier, local de simbolismo muito forte para a comunidade negra araraquarense. É uma grande conquista, fruto de uma construção coletiva entre o Centro de Equidade Racial do Estado e o respeito pela luta negra da cidade”, avaliou.
O encontro deste sábado na capital paulista tem como propósito dialogar com os municípios, conectar ações e propor novos caminhos e políticas públicas por meio do afroempreendedorismo, além de reconhecer e valorizar a cultura afro-brasileira. Estarão presentes ao evento os conselhos municipais, órgãos de promoção da equidade racial, coletivos, ONGs, associações e a sociedade civil. A programação contará com a participação de autoridades estaduais, municipais e a apresentação de temas de interesse de toda a população, como: palestra sobre as religiões de matriz africana; painel sobre empreendedorismo afro; apresentações artísticas (canções, poemas); desfile de moda e beleza afro; roda de samba, além da apresentação de novas ações do Governo do Estado.
PROGRAMAÇÃO EM ARARAQUARA
Vale destacar que durante este mês de novembro, a Prefeitura de Araraquara, através da Coordenadoria de Políticas Étnico-Raciais, oferece a programação “Araraquara, Morada do Sol e não do racismo”, que tem o objetivo de combater amplamente o racismo estrutural existente, bem como o racismo institucional que ainda ocorre em diversos espaços.
Para além de despertar para reflexão, a ideia da programação é envolver a população em geral para uma ação prática e efetiva, seja através do impacto visual, do estímulo à conscientização coletiva, mas principalmente para a valorização da identidade e da cultura afro-brasileira.
A programação conta com diversas atrações que visam reforçar que a participação de todos é fundamental para que se compreenda que só alcançaremos uma sociedade antirracista a partir do momento que cada um fazer sua parte.
A agenda será composta ainda por palestras em escolas públicas (dia 17), entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares (dia 17), Fórum “Meio ambiente e Religiosidades Africanas” (dia 18), 15ª Marcha da Consciência Negra (dia 20), Black Family Party (dia 20), apresentação do TCC dos alunos do Curso de Comunicação e Marketing da Uniara com o tema “Centro de Referência Afro Mestre Jorge” (dia 22), palestra “Esporte e Negritudes: a tarefa de ser atleta negro e referência” (dia 24), show com Décio Luiz (dia 26), show com Chrigor (dia 28) e Dia do Samba “Aplausos à todos os sambas” (dia 3 de dezembro). Os shows de Délcio Luiz e Chrigor são espetáculos promovidos por parceiros e não pela própria Prefeitura, por isso a entrada será por adesão.