O número de árvores plantadas até setembro deste ano já se aproxima do que foi registrado em todo ano passado, em Araraquara. Foram 1.227 mudas em 2022, ante a 1.282 em 2021 – diferença de apenas 55 plantios.
Do total de mudas plantadas no ano passado, a maioria ocorreu no segundo semestre pela maior incidência de chuva: foram 897. Portanto, seguindo esta mesma lógica, o segundo semestre deve superar a marca do ano anterior.
VEJA TAMBÉM
Sesc Araraquara dá início a semana “Move” de combate ao sedentarismo
Araraquara realiza ‘Primavera dos Museus’ a partir desta segunda-feira
A explicação para estes números, segundo o município, está na recriação da secretaria municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade em 2021. “Grande parte do referido ano foi dedicado à estruturação da secretaria e planejamento de ações”, disse por meio de nota.
A secretaria esclareceu que é feita uma avaliação técnica para o local solicitado que indica qual a espécime mais adequada. O estudo “considera o tamanho do passeio público, tamanho da rua, distância da esquina, bocas de lobo, iluminação pública, presença de redes de energia, entrada de água e esgoto e entrada e saída de veículos”, pontuou.
Por outro lado, o número de pedidos de remoção de árvores cresceu 10%, entre 2021 e 2022. Neste primeiro semestre, foram 449 solicitações, ante a 407 do ano anterior.
“Acreditamos que o aumento em 2022 se deve à visibilidade da secretaria. Ademais, muitos dos pedidos são ratificações de pedidos anteriores”, reforçou.
De acordo com a secretaria, em muitos casos, o solicitante não aceita o laudo de indeferimento e protocola novos pedidos.
Como depende de avaliação técnica, o pedido “não significa que a remoção foi realizada”. “É realizada vistoria técnica para avaliar a condição fitossanitária, ou seja, a presença de pragas e doenças, lesões externas no tronco e ramos, presença de plantas invasoras e senescência natural”, esclareceu o órgão.
O município também ponderou que o cenário da pandemia que “vivemos com intensidade em 2021” contribuiu para os indicadores atuais.