A cidade de Araraquara possui quase 27 mil veículos com placas do tipo Mercosul – modelo regulamentado em 2019. A informação foi obtida pelo acidade on junto ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP).
Segundo informado pelo órgão, 26.556 veículos possuem a nova placa instalada na Morada do Sol – 15% de todos os registrados na cidade. Outros 149.770 possuem a placa cinza que apresenta, além dos números, a cidade e o Estado em que o veículo está registrado.
Proporcionalmente, considerando as maiores cidades da área de cobertura do acidade on, Américo Brasiliense é quem mais possui veículos com as placas do tipo Mercosul: 20,5%. O município de Matão possui 16,24% dos emplacamentos com a nova versão.
Dados enviados à reportagem mostram que 10.613 veículos possuem a placa Mercosul na Terra da Saudade, enquanto 54.734 são placas cinzas.. Já na Cidade Doçura são 19.713 placas Mercosul e 5.411 do modelo cinza.
Conforme legislação federal de trânsito, o novo modelo de placas Mercosul é exigido desde janeiro de 2020 para registro de veículos 0km, mudança de categoria do veículo, em caso de furto, extravio, roubo ou dano na placa, mudança de município ou estado.
Há ainda necessidade de instalação da placa tipo Mercosul quando o veículo for reprovado em vistoria nos procedimentos de transferência com observações sobre a placa e/ou lacre (exemplo: placa não refletiva) e quando há necessidade de instalar placa adicional traseira.